Mais informações sobre o CEAC e a aquicultura

O que é aquicultura?

Aquicultura é o cultivo de organismos aquáticos incluindo peixes, moluscos, crustáceos e plantas. Desde 1970, é o segmento de produção de alimentos que mais cresce no mundo, já compondo quase a metade de todo pescado consumido no globo. Cultivo implica a existência de algum tipo de intervenção humana (alimentação, estocagem, fertilização) no processo produtivo com a finalidade de promover um aumento da produtividade, desde que mantido um equilíbrio entre os elementos que compõem o meio de cultivo, tais como a água, o organismo cultivado e o alimento ofertado. No Brasil, a aquicultura já é considerada um dos setores mais importantes do agronegócio brasileiro. O empreendedorismo, a infraestrutura e as condições ambientais e geográficas extremamente favoráveis do país têm favorecido um rápido desenvolvimento desse segmento. Esse crescimento tem gerado novos desafios a cada dia, exigindo sistemas de produção cada vez mais eficientes e responsáveis do ponto de vista econômico e ambiental.

Nossa atuação na aquicultura

O Labomar vem atuando desde 1994 em diversas áreas da aquicultura, destacando-se a carcinicultura marinha, a ostreicultura e mais recentemente a piscicultura marinha e a estuarina.

Nosso compromisso

O CEAC vem consolidar a aptidão do Labomar em formar parcerias com o setor público e privado. Como resposta, o CEAC tem como compromisso o desenvolvimento de pesquisas que contribuam para geração de conhecimento e para uma maior eficiência no uso dos recursos costeiros, de forma responsável e em harmonia com o meio ambiente.

Nossas atribuições

• Desenvolvimento, aprimoramento e transferência de tecnologias sustentáveis de cultivo de organismos aquáticos e        preservação de recursos costeiros mediante pesquisas inovadoras e aplicadas.
  • Promoção da consciência ambiental e da conservação do meio ambiente por meio de aulas expositórias, dias de campo e estudos aplicados.
  • Demonstração, treinamento e profissionalização de mão de obra nas áreas de Maricultura, Ecologia e Gestão Ambiental.
  • Promoção institucional para captação de recursos humanos e financeiros.
  • Desenvolvimento de atributos para conquistar usuários, parcerias e convênios com institutos de pesquisa, associações e empresas.