Programa de Educação Ambiental Marinha – PEAM

Rio Pacoti

O manguezal é considerado um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e marinho. Característico de regiões tropicais e subtropicais está sujeito ao regime das marés, dominado por espécies vegetais típicas, às quais se associam a outros componentes vegetais e animais grandes. São “berçários” naturais, tanto para as espécies características desses ambientes, como para peixes e outros animais que migram para as áreas costeiras durante, pelo menos, uma fase do ciclo de sua vida. A manutenção do mangue é vital para a subsistência das comunidades pesqueiras que vivem em seu entorno.

Foi pensando na importância de incentivar a conscientização ambiental da população que em 2008 o Programa de Educação Ambiental Marinho (PEAM) transferiu-se do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) para o Centro de Estudos Ambiental Costeiro (CEAC) localizado no município de Eusébio, as margens do estuário do Rio Pacoti, destinado a realizações de estudos de campo que buscam o manejo e a preservação dos recursos costeiros, bem como o desenvolvimento de projetos de educação ambiental.

O PEAM enfatiza os principais problemas decorrentes da ação humana nos ecossistemas costeiros, estuarinos e marinhos. Dentre esses ecossistemas, o trabalho de conscientização nos manguezais tem sido mais intenso, em virtude do Programa residir nas proximidades do manguezal. O público que se beneficia do Programa são alunos de escolas da rede pública e particular, da capital e do interior do Estado, estendendo seu atendimento à comunidade universitária, turística, grupos de terceira idade, ONGS, centros comunitários, dentre outros.

O atendimento é realizado através de visitas nas escolas ou na própria sede do Programa, onde são realizadas as seguintes atividades:

• Palestras de conscientização ambiental;
• Exibição de documentários científicos e/ou desenhos animados relacionados com o tema abordado durante a visita;
• Apresentação de exemplares da fauna e flora marinha, costeira e estuarina, ressaltando suas principais características, a importância e algumas curiosidades, através de um pequeno a cervo que fica na própria escola até o termino do atendimento da mesma;
• Dinâmicas abordando os temas discutidos no decorrer da visita.

PEAM Fotos 1 e 2

Quando a visita ocorre no CEAC (além das atividades citadas acima), ocorrem outras atividades, tais como:

• Trilha ecológica nas proximidades do Rio Pacoti;
• Observação de um aquário de cavalo-marinho;
• Observação de acervo biológico com diversos organismos da fauna e flora nativa;
• Visitação ao meliponário, horta orgânica, viveiros de mudas nativas;
• Prática de sleque line;
• Juntamente com a FUNDAÇÃO ALPHAVILLE, promove as realizações de eventos como semana do meio ambiente PRA CURTIR O PACOTI II. Eventos estes, onde ocorre dinâmicas com corrida de caiaque, stand up e trekking.

PEAM Figura 3

Para os grupos de terceira idade são desenvolvidas dinâmicas que elevem sua auto-estima e os façam refletir, tendo como intuito não apenas a conscientização ambiental, mas também possam desfrutar de um momento de lazer.