Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um trabalho individual e com caráter inovador, cuja apresentação é obrigatória e pré-requisito para a colação de grau. Sem ele o curso não é concluído e não há emissão de diploma. Na matriz curricular, o TCC está dividido em LAB0048 – Trabalho de Conclusão de Curso I – 64 h (TCC I) e LAB0049 – Trabalho de Conclusão de Curso II – 64 h (TCC II). O TCC de Ciências Ambientais pode ter formato de pesquisa científica, ou de revisão bibliográfica crítica, conforme previsto no Projeto Pedagógico do Curso. Para realizar o TCC é necessária a orientação de um professor ativo do curso de Ciências Ambientais do Instituto de Ciências do Mar, ou de outro departamento desta universidade que atue na área de Ciências Ambientais, com título de mestrado ou doutorado. Para a atividade de orientação do TCC, por se tratar de atividade que envolve docência, somente estão habilitados professores ativos e aposentados voluntários e aprovados pela Unidade Acadêmica desta universidade. Casos omissos, como de professores de outras universidades e institutos, devem ser apreciados pelo Colegiado do Curso.

Arquivos: