Laboratório de Nutrição de Organismos Aquáticos

E-mail: alberto.nunes@ufc.br
Fone: (85) 3229.8718

Missão

Pesquisar sobre comportamento alimentar, exigências nutricionais, ingredientes alternativos, atrativos e estimulantes alimentares e manejo alimentar de peixes e camarões marinhos.

Técnicas executadas

Cultivo de peixes e camarões marinhos em tanques experimentais mantidos em área aberta ou coberta, em regime de reuso e/ou com pouca renovação de água, com água de cultivo clara, marrom ou verde para avaliação de desempenho zootécnico, das respostas alimentares e da digestibilidade de ingredientes e rações.

Relação de equipamentos

• 314 tanques experimentais, sendo 84 tanques de 1,0 m³, 100 tanques de 0,5 m³, 50 tanques de 1,5 m³, 25 tanques de 8 m³, 44 tanques de 40 l, 5 tanques de 23 m³, 6 tanques de 3 m³;
  • Sala para fabricação de rações experimentais para peixes e camarões marinhos, contendo estufas, moinho, misturadores, balanças, extrusora;
  • Casa de sopradores com nove compressores de ar com 7,5, 4,0 e 2,0 cv de potência para suprimento de oxigênio aos tanques experimentais;
  • Reservatórios para armazenamento de água salgada e doce, sendo 19 de 20 m³, quatro de 10 m³  e dois de 5 m³;
  • Setores de apoio, como sala de pesagem de ingredientes e rações climatizada, laboratório de qualidade de água climatizado, câmara fria (-20 °C) e de resfriamento (-10 °C) para armazenamento de matéria-prima e rações, vestuário para usuários, sala de reuniões e sala de estudo climatizada equipada com computadores.

Acesse nosso Instagram