Gestão de Ecossistemas costeiros frente às mudanças globais: teoria e prática desde a interdisciplinaridade
Data da publicação: 26 de maio de 2017 Categoria: Notíciasem Fortaleza, e contará com a presença dos professores italianos e espanhóis Sergio Rossi, Patrizia Ziveri e Isabel Ruiz Mallén, da Universidade Autònoma de Barcelona (Espanha) e Universidade de Lecce (Itália).
O evento é organizado pelos Programas de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO), Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) e Ciências Marinhas Tropicais (PPGCMT), com o apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).Os professores são pesquisadores internacionais renomados com publicações de grande repercussão como Nature, Nature Geoscience e Science.A EAE-UFC 2017 irá decorrer da possibilidade de caracterização dos processos ambientais no litoral, atualização científica e metodologias de elaboração de banco de dados interdisciplinares relativos às mudanças climáticas globais, considerados um dos grandes desafios do século XXI. O curso irá desenvolver nos discentes habilidades essenciais a partir das aulas teóricas e práticas (trabalhos de campo na costa do Ceará), proporcionando aos alunos ferramentas metodológicas necessárias para conduzir pesquisas quantitativas e qualitativas.Um diferencial desta proposta é não existir outro curso semelhante ofertado em universidades brasileiras (abordagem global interdisciplinar com as conexões locais e regionais). As inscrições são gratuitas e abertas aos discentes de Pós-Graduação na área de Ciências Naturais e Ciências Sociais interessados nos impactos das mudanças climáticas, gestão costeira e adaptação das comunidades aos riscos ambientais.Escola de Altos Estudos
A Escola de Altos Estudos consiste em atividade de cooperação acadêmico-internacional na forma de cursos de curta duração. Trata-se de uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para fomentar a cooperação acadêmica e o intercâmbio internacional em cursos e programas de pós-graduação stricto sensu. O objetivo é trazer professores e pesquisadores estrangeiros, de elevado conceito internacional para a realização de cursos monográficos, a fim de
fortalecer, ampliar e qualificar os programas de pós-graduação de instituições brasileiras.
Parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), a EAE se desenvolve com recursos CAPES, que são empregados em passagens aéreas, hospedagem e apoio operacional. Os cursos ministrados pelos especialistas estrangeiros têm curta duração
e somam créditos para o programa de pós-graduação dos participantes. A CAPES incentiva a formação de consórcios entre universidades para ampliar o acesso aos eventos. Quando possível participar via internet ou teleconferência, o curso também
deve contabilizar créditos.