Um dia com o prof. Andrew Ray no Lanoa/Ceac/Labomar

Data de publicação: 31 de julho de 2019. Categoria: Notícias

Em 7 de agosto de 2019 acontecerá o evento “Um dia com o prof. Andrew Ray no Lanoa/Ceac/Labomar”.  O evento tem como público-alvo estudantes da Universidade Federal do Ceará, porém as vagas são limitadas (número de 15) e as atividades serão gratuitas. O professor Andrew Ray terá um dia de visita exploratória, em que será apresentada a estrutura do Laboratório de Nutrição e Organismos Aquáticos (Lanoa) e suas pesquisas.

A pesquisa do professor Andrew Ray, da Kentucky State University, concentra-se no desenvolvimento de sistemas e práticas de aquicultura sustentável e inclui o reaproveitamento de infraestrutura municipal e agrícola abandonada, usando água recuperada para produção de peixe, produção integrada de peixes e plantas, tecnologia de aquicultura fotossinteticamente dirigida e aprimoramento da tecnologia de recirculação de sistemas de aquicultura. Um de seus focos tem sido a tecnologia de aquicultura baseada em bioflocos, na qual uma densa comunidade microbiana na coluna de água destrói os resíduos e recicla os nutrientes de forma que a eficiência alimentar seja significativamente aumentada. Andrew Ray analisou a qualidade da água, a dinâmica dos isótopos, o ciclo de nutrientes, a ecologia e o manejo microbiano, as novas formulações de rações, o desenvolvimento de água do mar artificial e as técnicas de remediação de resíduos. Atualmente, o professor Ray trabalha com tilápia, camarão de água salobra, paddlefish e robalo listrado híbrido.

Inscrições: jordanasleite@gmail.com

Programação:

8h30 – Visita exploratória (apresentar a estrutura do laboratório), captação, sistema de cultivo, produção de ração, armazenamento, pesagem, manejo.

9h30 – Acompanhamento de um povoamento realizado no Lanoa.

10h às 11h – Produção de ração.

13h30 – Apresentação do Dr. Ray na sala de reuniões.

15h às 17h – Interação com os estudantes do Lanoa.

Obs.: as atividades serão realizadas na língua inglesa e não haverá tradução simultânea.