Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglish
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Instituto de Ciências do Mar – Labomar

Área do conteúdo

Histórico, Missão, Visão e Valores

Histórico

O estudo dos macroinvertebrados bentônicos iniciou-se ainda na década de 1960, na antiga Estação de Biologia Marinha da Universidade Federal do Ceará, nome de origem do Labomar, com o trabalho de especialistas em grupos animais específicos como os moluscos (prof. Henry Ramos Matthews) e os crustáceos (prof. José Fausto Filho). Já com o nome de Laboratório de Ciências do Mar (Labomar), um órgão suplementar da Universidade Federal do Ceará vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, as pesquisas continuaram com a profa. Helena Matthews Cascon, na Divisão de Oceanografia Biótica. A partir de 1994, com a atuação dos biólogos Cristina de Almeida Rocha Barreira e Wilson Franklin Junior, as pesquisas foram ampliadas para o estudo das comunidades acrozoobentônicas em geral, embora mantendo o foco principal nos moluscos e nos crustáceos e, mais recentemente, também nos anelídeos poliquetas. Após a reestruturação do Labomar como Instituto de Ciências do Mar, foi criado oficialmente, em 2008, o Laboratório de Zoobentos, sob a coordenação da profa. Cristina de Almeida Rocha Barreira. A partir de 2017, o prof. Luís Ernesto Arruda Bezerra passou a integrar a equipe. Atualmente, o laboratório conta ainda com uma equipe de biólogos, oceanógrafos e alunos de graduação e pós-graduação dedicados ao estudo das comunidades bentônicas nos vários tipos de ambientes marinhos e estuarinos, vários aspectos de sua biologia e ecologia e sua importância nos ecossistemas.

Visão

Ser reconhecidamente um gerador de conhecimento científico de qualidade acerca da biodiversidade marinha e costeira e um formador de pessoal qualificado e compromissado para dar continuidade na produção e difusão desse conhecimento.

Misão

  • Realizar estudos nas áreas de pesquisa de “Sistemática e ecologia de organismos marinhos e estuarinos”, “Ecologia de comunidades bentônicas marinhas e estuarinas” e “Biologia funcional de moluscos marinhos e estuarinos”;
  • Curadoria das coleções científicas de invertebrados marinhos do Labomar;
  • Formar estudantes de graduação e pós-graduação nas áreas de pesquisa desenvolvida;
  • Realizar monitoramentos da qualidade ambiental de áreas marinhas (neríticas e oceânicas) e estuarinas, considerando a estrutura das comunidades bentônicas;
  • Realizar projetos de extensão envolvendo treinamento nas áreas de pesquisa do laboratório e em educação ambiental;
  • Divulgar os estudos realizados para a comunidade científica através da participação em eventos nacionais e internacionais, bem como a publicação dos resultados obtidos em periódicos científicos de circulação nacional e internacional.

Valores

  • Ética;
  • Profissionalismo;
  • Compromisso;
  • Qualidade;
  • Sustentabilidade ambiental.

Importância para a sociedade

A relevância do Laboratório de Zoobentos está na geração de conhecimento de qualidade acerca da biodiversidade marinha e costeira, nos estudos de aspectos dos impactos das atividades humanas sobre essa biodiversidade e nos subsídios para o monitoramento desses impactos, além da formação de pessoal qualificado e comprometido com a geração e divulgação desse conhecimento, tanto no meio acadêmico quanto na sociedade.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo