Chamada para divulgação de estudos na Agência UFC – fluxo contínuo
Data da publicação: 8 de abril de 2021 Categoria: NotíciasSe você é pesquisador da Universidade Federal do Ceará, você tem dois importantes compromissos: o primeiro é o de produzir ciência; o segundo, o de informar à sociedade os achados de seus estudos, já que ela é a grande financiadora das pesquisas no Brasil. Para ajudar a cumprir essa missão, a Agência UFC retomou suas atividades, firmando-se como a principal ferramenta de divulgação científica da instituição.
Dessa forma, a Agência UFC lança uma chamada pública permanente para pesquisadores, coordenadores de pós-graduação, chefes de núcleo ou de departamento da universidade. A ideia é que esses atores nos enviem sugestões de estudos científicos, que serão apresentados em formato de reportagem, para que a sociedade possa ter acesso, de forma simples, ao conhecimento produzido aqui.
Em geral, as matérias da Agência contemplam trabalhos acadêmicos que se encaixam em pelo menos um dos seguintes critérios:
– tenham sido publicados em revistas especializadas de alta qualidade (Qualis A ou B1 e B2 ou fator de impacto acima de 2);
– tenham importância para a sociedade como um todo;
– tenham forte impacto em uma comunidade específica;
– gerem inovação;
– façam avançar o conhecimento em áreas importantes da ciência.
A Agência garante livre reprodução de seu conteúdo por instituições, órgãos de imprensa, páginas de qualquer pessoa que se interesse por ciência. E isso fez com que vários trabalhos produzidos na universidade rompessem os muros da academia e se tornassem conhecidos por outros públicos.
Hoje, mais do que nunca, esse trabalho de divulgação científica se mostra necessário. Além de corresponder à atribuição pública de prestação de contas, a publicação dos estudos em veículos de comunicação tornou-se um dos critérios utilizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para avaliação dos cursos de pós-graduação do Brasil.
COMO PARTICIPAR – A Coordenadoria de Comunicação e Marketing, responsável pela Agência UFC, receberá as sugestões através do e-mail ufcinforma@ufc.br. Solicita-se que o remetente envie, junto à mensagem, o nome e o contato de um dos integrantes do grupo, além do link do periódico no qual o estudo se encontra publicado, caso se aplique.
Assim como a produção de conhecimento, esse é um processo contínuo de diálogo com a sociedade. Toda semana, a Agência publicará pelo menos um texto sobre o estudo de pesquisadores da UFC. A Coordenadoria de Comunicação e Marketing espera, com isso, reforçar a importância da ciência e da tecnologia produzidas aqui.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) – e-mail: ufcinforma@ufc.br