Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglish
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Instituto de Ciências do Mar – Labomar

Área do conteúdo

Aprovado Calendário Universitário 2021; com 200 dias, ano letivo irá de maio a fevereiro

Data da publicação: 26 de abril de 2021 Categoria: Notícias

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal do Ceará (UFC) deliberou, por meio de sessão virtual realizada na sexta-feira (23), a favor da aprovação da proposta de Calendário Universitário 2021 com 200 dias letivos (sendo 100 para cada semestre), prevendo sua duração de maio deste ano a fevereiro de 2022.

A decisão foi oficializada pela Resolução nº 08/2021 do Cepe, assinada pelo reitor Cândido Albuquerque. Ele acredita que “o calendário, como aprovado, ajudará a minimizar os efeitos da pandemia, notadamente por contemplar as peculiaridades dos diversos cursos”. A maioria do Conselho decidiu pela proposta de calendário estendida, aprovada nessa sexta pelos conselheiros por 30 votos a favor e 8 contra.

As datas ficaram, então, com a seguinte configuração: 1) início das atividades do semestre 2021.1 marcado para 10 de maio, com encerramento em 2 de setembro; 2) início das atividades de 2021.2 em 27 de setembro, prosseguindo até 10 de fevereiro de 2022. Estão previstos ainda períodos de 25 dias entre 2021.1 e 2021.2 e de 28 dias entre 2021.2 e 2022.1 para gozo de férias, além de recesso de 10 dias para as festas de fim de ano (entre 23 de dezembro de 2021 e 8 de janeiro de 2022). Haverá, portanto, a disponibilidade de 63 dias ao longo do ano para encaixe dos períodos de descanso. A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) estará, durante todo o ano letivo, à disposição da comunidade acadêmica para analisar individualmente casos especiais, de forma a contemplar as necessidades dos servidores docentes e alinhar suas demandas aos interesses institucionais.

As datas de início e término dos semestres letivos valem para os sistemas semestral e anual, abrangendo todos os cursos de graduação presencial, graduação a distância e pós-graduação (stricto e lato sensu) da UFC, tanto dos campi de Fortaleza quanto os do interior. A única exceção são as Casas de Cultura Estrangeira, que obedecem a outro cronograma: neste caso, as aulas de 2021.1 começarão somente no dia 7 de junho, sendo concluídas no dia 2 de setembro.

ATENÇÃO ÀS DATAS DE MATRÍCULA – O Calendário Universitário 2021 também estabelece o período de matrícula curricular e institucional para alunos veteranos dos cursos de graduação presencial: ele segue até esta segunda-feira (26 de abril), exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). No caso de dúvidas, os estudantes devem procurar as coordenações de seus cursos.

A Pró-Reitoria de Graduação da UFC (Prograd) alerta que tais datas são exclusivas para alunos veteranos, não tendo qualquer relação com a matrícula dos estudantes novatos, aprovados no último Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Estes deverão ficar atentos ao calendário próprio para ingressantes, com atualizações a serem amplamente divulgadas por meio do site do Sisu na UFC.

ajuste de matrícula, quando o estudante veterano poderá incluir ou excluir disciplinas, ocorrerá nos dias 3 e 4 de maio, também pelo SIGAA. Outro prazo importante é o da matrícula em tempo real, quando o aluno pode apenas incluir componentes curriculares, de acordo com as vagas disponíveis. Haverá dois períodos de ajuste em tempo real: nos dias 13 e 14 de maio e no dia 20 de maio. Todas essas datas são válidas apenas para alunos veteranos de graduação presencial.

Para a pós-graduação, as datas de matrícula variam de acordo com a decisão formalizada por cada programa, tendo como prazo máximo 29 de abril. Já o período de ajuste será nos dias 14 e 15 de junho.

Confira na íntegra o novo Calendário Universitário e as datas específicas das Casas de Cultura Estrangeira.

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: greitor@ufc.br

Notícia original

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo