Laboratório de Ecologia Pesqueira e Estudos Sociambientais (LEPES)

Coordenação: profa. dra. Danielle Sequeira Garcez
E-mail: daniellegarcez@ufc.br
Fone: (85) 3366.7030

Missão

Realizar estudos sobre a dinâmica de peixes, da pesca e de pescadores, em ecossistemas aquáticos continentais, estuarinos e marinhos na região nordeste do Brasil. Com uma abordagem ecossistêmica da pesca, buscamos compreender as formas de uso dos recursos naturais, por populações ribeirinhas e costeiras, valorizando as experiências comunitárias e modos tradicionais de vida. Nossas pesquisas são pautadas em ecologia de organismos aquáticos, etnoecologia, indicadores socioeconômicos, de resistência e resiliência da pesca, e princípios da segurança alimentar e nutricional. Nossa abordagem integrada nos permite mapeamentos de recursos explorados em áreas de uso comum, identificação de conflitos e possíveis cenários frente às realidades ambientais e sociais. Temos por finalidade, o encaminhamento de propostas para o manejo integrado, de forma participativa e sustentável dos recursos pesqueiros.

Somam-se às linhas de pesquisa em pesca, estudos em ciências ambientais, voltados principalmente à: identificação, descrição e classificação de formas de uso dos recursos naturais por populações diversas, e suas percepções acerca dos ecossistemas de entorno; as funções e serviços ecossistêmicos promovidos por ambientes de uso comunitário e coletivo; estudos sobre a efetividade e aplicação de princípios da educação socioambiental.

Os estudos conduzidos seguem os preceitos éticos da pesquisa com seres humanos, envolvem divulgação científica e promovem desenvolvimento construtivo e participativo na obtenção de dados por meio da ciência cidadã, com retornos comunitários informativos dos resultados obtidos.

O Laboratório de Ecologia Pesqueira e Estudos Socioambientais integra pesquisadores, pós- graduandos e graduandos, e entre nossos objetivos está o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, que somem com produtos técnico-científicos e sejam consolidadores na formação de recursos humanos.

Linhas de pesquisa

Peixes, recursos pesqueiros e pesca

• Estudos em dinâmica e estrutura de populações e comunidades biológicas aquáticas
  • Relações tróficas