A revista Actafish em seu v.4, n.2 de 2017, faz uma homenagem ao Prof. Adauto em um editorial escrito pela Profa. Regine Vieira.

Data de publicação: 1 de junho de 2017. Categoria: Notícias

Homenagem ao Prof. Dr. Antônio Adauto Fonteles Filho

Dra. Regine Vieira

Profa. Titular do Departamento de Engenharia de Pesca-UFC

Como aceitar a morte? Os que partem, partem também nosso coração. A sensação do nunca mais é inevitável, é irrevogável, é partida sem volta, é a ida para o infinito. Assim foi a dor que sentimos ao perder nosso companheiro Prof. Titular, Dr. Antonio Adauto Fonteles Filho, editor-chefe da Revista “Arquivos de Ciências do Mar”, do Instituto de Ciências do Mar, da Universidade Federal do Ceará (UFC), desde 1995. Segundo Fernando Henrique Cardoso, os mortos queridos estão vivos dentro da gente. E assim é. Ele continua vivo na memória de todos nós, seus companheiros de trabalho. Dono de muita cultura, o Prof. Adauto era o Decano do Instituto. Aposentado do Departamento de Engenharia de Pesca (DEP) da UFC era professor e orientador de Pós Graduação do DEP e do Labomar. Lia e falava bem Inglês e na sua língua materna, o Português, era perfeito. Seu domínio da língua pátria era devido à sua formação no Seminário e o conhecimento do Latim.

Formado em Agronomia em 1967, pela UFC, fez Doutorado em Dinâmica de Recursos Pesqueiros na School of Biological Sciences – University of East Anglia , Inglaterra (1976). Dominava Geografia, História e alegre, encantava pelo bom humor a quem o procurasse: colegas, alunos ou servidor. Prestativo e acelerado nunca deixava para amanhã o que pudesse fazer hoje. Autor de quase cem trabalhos científicos, além de autor e co-autor de seis livros em sua área. Foi bolsista pesquisador por muitos anos do CNPq. Gostava de trabalhar e era pontual e madrugador em sua função. Dizia que o Instituto era sua casa. Não gostava de viajar. Muitas vezes o substitui em mesas redondas com debates sobre revistas científicas porque, me confessava, não gostava de sair de Fortaleza. Adorava ler e talvez tenha sido essa a razão pela qual escrevia tão bem. Nunca se candidatou a cargo político dentro da Universidade. Sua história era a Revista, os projetos, os trabalhos científicos. A área de Administração Pesqueira ficou pobre sem sua voz. Ganhador das Medalhas:Capistrano de Abreu, da Academia Cearense de Ciências, Letras e Artes do Rio de Janeiro; do Mérito Científico da Universidade Federal do Ceará e de Personalidade da Pesca da Associação dos Engenheiros de Pesca do Estado do Ceará. Recebeu, em Memória Póstuma, o Título de Professor Emérito da Universidade Federal do Ceará, mais entre lágrimas do que entre risos. Assim partiu Adauto, um anjo que voou cedo, para ensinar ciências aos que já estavam no céu.

Revista Actafish > >