Abertas inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic)

Data de publicação: 12 de fevereiro de 2020. Categoria: Notícias

Estão abertas, até 20 de março, as inscrições para o processo unificado de seleção para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), firmado mediante convênio entre a Universidade Federal do Ceará, através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

As bolsas são destinadas a estudantes de graduação regularmente matriculados na UFC. As inscrições deverão ser feitas pelos orientadores, que podem ser servidores docentes e técnico-administrativos com título de doutor. No momento da inscrição, os orientadores deverão preencher os dados pessoais, a tabela de qualificação e enviar o projeto de pesquisa via Plataforma Ícaro Moreira. Todas as instruções para preenchimento dos dados estão disponíveis no site do Pibic na UFC.

Conforme o Edital nº 01/2020, as bolsas remuneradas são no valor de R$ 400,00. As cotas confirmadas para 2020-2021 para a UFC são de 320 bolsas remuneradas e 320 voluntárias (não remuneradas), quantidade 60% superior à oferecida pela UFC no período de 2019-2020. O número de bolsas do CNPq e da Funcap ainda será divulgado e os benefícios terão vigência de agosto de 2020 a julho de 2021.

A seleção ficará a cargo do Comitê Interno (ou Comitê Institucional) do Pibic, nomeado mediante portaria do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC e constituído por representantes das áreas de conhecimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na comunidade acadêmica da UFC, sob presidência da coordenadora de Pesquisa da PRPPG.

O processo de seleção terá ainda supervisão de comitê externo, indicado pela PRPPG, conforme estabelecido pelo CNPq, e constituído por representantes das grandes áreas de conhecimento da Capes.

Mais informações estão disponíveis no edital da seleção e no site do Pibic na UFC.

Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC – fone: (85) 3366 9942.