CEAC
CEAC quer dizer Centro de Estudos Ambientais Costeiros. O CEAC é uma estação avançada de pesquisa do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará, que nasceu como resultado de uma parceria público-privada entre a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Fundação Alphaville, a Prefeitura Municipal do Eusébio e a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).
Por meio do Convênio de Cooperação Técnico-científica, assinado em 25 de maio de 2004, ficou estabelecido na sua Cláusula Primeira – do Objeto: “1. O presente Convênio tem por objeto o acordo de cooperação entre as partes CONVENENTES para a implantação do Centro de Estudos Ambientais Costeiros, visando desenvolver investigações em diversas sub-áreas de conhecimento aqüícola (nutrição, reprodução, genética) para aprimorar, desenvolver e transferir tecnologia para a criação de espécies de importância ecológica e econômica do ambiente marinho e costeiro, bem como o desenvolvimento de programas de educação ambiental.”
O CEAC localiza-se a 21 km da sede do Labomar, próximo à praia do Porto das Dunas, uma das mais belas e visitadas do litoral cearense. Situado às margens do estuário do rio Pacoti, município do Eusébio, o CEAC abrange uma área de 4,4 hectares. Devido a sua localização, bioensaios em aquicultura marinha e estuarina, além de estudos de campo que visam ao manejo e à preservação dos recursos costeiros, são conduzidos dentro de um ambiente mais próximo da realidade do ecossistema costeiro nordestino.
Para consolidar a parceria entre o Labomar/UFC, a Fundação Alphaville, a Prefeitura do Eusébio e a Semace, em 28 de junho de 2021 foi aprovado na Assembleia Legislativa da Câmara Municipal do Eusébio o Projeto de Lei Ordinária nº 61, que autoriza a doação do terreno em que se encontra o CEAC à UFC. Com essa doação, o CEAC poderá ampliar suas pesquisas e trabalhar juntamente com a comunidade local.
Em 21 de dezembro de 2022 foi inaugurado o primeiro Centro de Atendimento Emergencial às Tartarugas Marinhas no Estado do Ceará no CEAC. O equipamento é resultado de uma parceria entre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), o Labomar/UFC, o curso de Veterinária da Universidade Estadual do Ceará (UECE), o Instituto Verdeluz, o Corpo de Bombeiros e o Batalhão de Polícia do Meio Ambiente. O centro emergencial tem os seguintes ambientes: uma sala ambulatorial e laboratorial, uma cozinha, espaço para organização de material de escritório e uma área de estabilização com quatro tanques, que servem de espaço para a estabilização das tartarugas que chegam com quadro de urgência, como doenças, ingestão de lixo, acidentes com embarcações e equipamentos de pesca e por não terem mais força para nadar e terminam encalhadas.
Coordenador: prof. Esaú Aguiar Carvalho
Responsável técnico: Ariana Barroso (arianaufc@gmail.com)
Laboratório de Nutrição de Organismos Aquáticos (Lanoa/Ceac) – prof. Alberto Nunes
Laboratório de Peixes Ornamentais Marinhos – prof. Esaú Carvalho
Laboratório Multiusuário – Francisco Loureiro
Unidade de Piscicultura Marinha (UPMAR) – Ricardo Camurça
Fone: (85) 3229.8718
Endereço: Rua Professor Manuel Furtado Neto, s/n – Bairro Cararu (lado ímpar), Mangabeira (lado par) – Eusébio, CE, CEP: 61.779-350/61.778-780.