Diretora do Labomar visita instituições em Barcelona

Data de publicação: 4 de outubro de 2019. Categoria: Notícias

Profa. Maria Ozilea e prof. Miguel Canals Artigas

A diretora do Labomar/UFC, profª Maria Ozilea Bezerra Menezes, esteve em Barcelona no final de setembro e visitou algumas instituições de ensino superior da Catalunya: a Universitat de Barcelona (UB) e a Universitat Politècnica de Catalunya (UPC).

O objetivo principal da visita foi o de fortalecer o relacionamento entre as universidades, mais precisamente com os grupos de pesquisa, para trabalhar com os pesquisadores do Labomar/UFC e multiplicar o fator de impacto das publicações, além das demais formas de relacionamento, tais como os intercâmbios de alunos e docentes/pesquisadores.

Na sexta-feira, 27 de setembro de 2019, a diretora do Labomar/UFC reuniu-se com Miguel Canals Artigas, professor catedrático da Universitat de Barcelona (UB) e diretor do Departament de Dinàmica de la Terra i de l’Oceà da Facultat de Ciències de la Tierra, que congrega dois cursos de graduação: Ciências do Mar e Geologia. Miguel Canals é também coordenador del Programa de Doctorat de Ciències del Mar, UB-UPC-CSIC. Essa reunião teve como objetivo o estabelecimento de um quadro de cooperação entre as instituições para o desenvolvimento de projetos multidisciplinares e a parceria nos campos do ensino e da pesquisa, envolvendo criatividade e inovação, além de suas correspondentes aplicações tecnológicas e científicas na área de Ciências do Mar, propiciando o intercâmbio acadêmico na graduação e pós-graduação.

A diretora do Labomar/UFC também visitou a Universitat Politécnica de Catalunya (UPC) e foi recebida no campus pelo prof. Ignacio Carol Vilarasau, da Escuela de Ingenieros de Caminos, Canales y Puertos, do Departament d’Enginyeria Civil i Ambiental (DECA). Também participou da reunião María Dolores Gómez Pulido (Loli Pulido), pesquisadora do Consejo Superior de Investigaciones Cientificad  (CSIC), Científica Titular do CSIC adscrita ao Instituto Ciencias de la Construcción Eduardo Torroja, e professora da Universidad Politécnica de Madrid (UPM), na Escuela de Ingenieros de Caminos, Canales y Puertos. Foram tratados os temas sobre metodologia de ensino, inclusão social e intercâmbio acadêmico por meio da realização de cursos de curta duração.

Profa. Loli Pulido

Profa. Dora Foti

Na oportunidade, a diretora também esteve com a profa. Dora Foti, da Universidade de Bari, na Itália, com o objetivo de fortalecer as relações entre as universidades.

A profª Ozilea destacou ainda que a relação com a UB e com a UPC tem sido muito importante para alunos e professores da UFC,  pela possibilidade de fazer intercâmbio nessas importantes universidades da Catalunya, o que se revela fundamental para a qualificação de todos.

Profa. Ignacio Carol Vilarasau