III Semana do Mar (Semar) e II Semana do Labomar

Data de publicação: 21 de junho de 2019. Categoria: Notícias

De 6 a 9 de junho de 2019, no Iate Clube de Fortaleza, realizou-se a III Semana do Mar (Semar), com a participação do Departamento de Geologia da UFC e do Labomar.
Simultaneamente à Semar, aconteceu a II Semana do Labomar, englobando o III Seminário do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais e a X Semana de Ciências do Mar.
Na ocasião, houve o lançamento das atividades de pesquisa e proteção ambiental no mar, conforme convênio firmado entre a UFC/Labomar e o Ibama. A diretora do Labomar, profª Maria Ozilea Bezerra Menezes, explicou que o acordo visa atender à necessidade e conveniência de ações compartilhadas entre as partes convenentes, com a utilização de meios técnicos, logísticos e operacionais e com a cooperação mútua no monitoramento dos ecossistemas marinhos para a defesa dos recursos naturais. Essas ações contam com o apoio do barco Argo Equatorial, do Labomar.
A Semar foi aberta ao público em geral, com atividades voltadas para os alunos das escolas de ensino fundamental e médio e com exposições sobre o mundo marinho e sua importância para o meio ambiente.
Além das palestras e mesas-redondas programadas para o evento, a Semar contou com o lançamento do livro Maritimidade nos Trópicos, versão ampliada e revisada, de autoria do prof. Eustógio Dantas, do Departamento de Geografia da UFC, e a apresentação de trabalhos dos discentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais do Labomar.
Para finalizar um evento de tamanha importância, não poderiam faltar as atividades de limpeza da praia, as oficinas de mergulho, vela oceânica, stand up paddle, além de competições de vela alusivas à Batalha Naval do Riachuelo e o Desafio Iate-Mara Hope (canoa). Durante o evento, em 8 de junho, foi comemorado o Dia do Oceanógrafo.