Labomar encerra Seminário em Ciências Marinhas Tropicais e destaca trabalhos da pós

Data de publicação: 16 de junho de 2017. Categoria: Notícias

“A iniciativa do Instituto de Ciências do Mar [Labomar] de sair de seus muros para integrar-se à sociedade é o modelo de formação que deve ser seguido pela Universidade”, afirmou o Prof. Henry de Holanda Campos, Reitor da UFC, ao falar no encerramento do I Seminário em Ciências Marinhas Tropicais, realizado na quinta (8) e sexta-feira (9), no Iate Clube de Fortaleza, como parte da programação da 1ª Semana do Mar.

O Seminário teve como objetivo divulgar e discutir os recentes avanços nas pesquisas no litoral e no oceano, principalmente na costa do Ceará, do Nordeste e do Brasil, como explicou a Profª Ozilea Bezerra Menezes, Diretora do Labomar.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

Na solenidade de encerramento foram divulgados e entregues certificados aos pós-graduandos cujos trabalhos foram classificados como os três melhores.

Felipe Braga Pereira, com a dissertação Modelagem ecossistêmica e histórico da pesca artesanal no estuário do rio Pirangi no Ceará, foi escolhido como primeiro lugar, seguido de Clarissa Lobato, com o trabalho Avaliação das pescarias artesanais na área proposta para a criação da reserva extrativista de Tauá-Mirim, São Luís (MA), e Matheus Martins, com Análise espaçotemporal da pesca artesanal no arquipélago de Fernando de Noronha. Foi também Felipe Braga Pereira o vencedor do concurso da Melhor Fotografia, com uma paisagem de Fernando de Noronha.

Entre os convidados para proferir palestras estavam o Prof. Pedro Walfir, da Universidade Federal do Pará e pesquisador do Instituto Vale de Tecnologia, que apresentou pesquisa sobre os manguezais brasileiros, e a Profª Jarcilene Silva, da Universidade Federal de Pernambuco, Coordenadora-Adjunta da área de Ciências Ambientais da Capes, que abordou a importância de pesquisas sobre o desenvolvimento sustentável e o litoral.

DESTAQUE – Enfatizando que o Instituto de Ciências do Mar da UFC é destaque no cenário nacional junto à Universidade Federal de Santa Catarina, o Prof. Henry Campos destacou “o alto significado social” do trabalho realizado por docentes e alunos da unidade acadêmica que lida com uma das maiores riquezas do Estado, que vem do mar.

Parabenizou a Diretora e a Vice-Diretora do Labomar, professoras Ozilea Menezes e Lidriana de Souza Pinheiro, respectivamente. Foram feitos agradecimentos ao Capitão dos Portos no Ceará, Leonardo Salema, e ao Comodoro do Iate Clube, Licinio Correia, pelo apoio e colaboração.

Para a Profª Ozilea Menezes, “sem dúvida, a economia do mar é um dos principais pilares do desenvolvimento econômico do Nordeste, seja no aspecto industrial, seja no turístico”.

Além da programação científica, a Semana do Mar teve atividades como exibição de documentários, exposições, curso de mergulho gratuito, e deixou à disposição do público exemplares do Atlas de naufrágios do Ceará (edição bilíngue), de autoria de Marcus Davi Andrade Braga e Augusto César Bastos.

RETOMADA – Ao encerrar seu pronunciamento, o Reitor da UFC falou da retomada das ações referentes à aquisição de imóvel na cidade de Aracati a fim de que seja instalado um posto avançado do Labomar. Após o ato de encerramento, o Reitor percorreu as exposições montadas na sede do Iate Clube.

Fonte: Profª Ozilea Bezerra Menezes, Diretora do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) – fone: 85 3366 7000