Labomar sedia reunião científica sobre “Os impactos do derrame de óleo no litoral cearense”

Data de publicação: 13 de novembro de 2019. Categoria: Notícias

Em 31 de outubro de 2019, aconteceu no Labomar a reunião científica “Os impactos do derrame de óleo no litoral cearense” a convite da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação (Secitece). Inicialmente, foram apresentados os estudos realizados, até o presente momento, no Labomar sobre o derrame de óleo nas praias do Ceará pelos professores Maria Ozilea B. Menezes, Luis Ernesto Arruda Bezerra, Carlos Teixeira, Juliana Barroso de Melo, Rivelino Cavalcante e Geraldo Ferreira. Durante o encontro, os participantes foram divididos em cinco grupos de trabalhos (GT) nas seguintes linhas de pesquisas e apresentados seus resultados:

• GT 1: Química e saúde.
  • GT 2: Aspectos legais e economia do mar.
  • GT 3: Prevenção e monitoramento (Sensibilidade à linha da costa; Oceonografia operacional e modelo de predição de transporte; Sistema de localização).
  • GT 4: Gestão costeira: proteção e resposta frente a derrames.
  • GT 5: Recursos biológicos dos ecossistemas costeiros e marinhos.

Participaram do encontro pesquisadores da UFC, da UECE, do IFCE e representantes da ONG Aquasis, do Centec, da Secitece, do Sindifrios, entre outros.

Fonte: profa. Maria Ozilea Bezerra Menezes, diretora do Instituto de Ciências do Mar (Labomar).