Labomar/UFC e Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará preparam acordo de cooperação técnica

Data de publicação: 11 de setembro de 2019. Categoria: Notícias

Na quinta-feira última, 5 de setembro de 2019, o Instituto de Ciências do Mar (Labomar) realizou uma visita técnica à Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará. O vice-reitor da UFC, prof. Glauco Lobo, representou a Reitoria, o qual foi recepcionado pelo comandante Alexandre Silva.

Estiveram presentes na visita a prof.ª Maria Ozilea Bezerra Menezes e a prof.ª Lidriana de Souza Pinheiro, diretora e vice-diretora do Labomar, respectivamente, a prof.ª Rozane Valente Marins, coordenadora do curso de Oceanografia, o prof. Rivelino Cavalcante e a prof.ª Cristina Rocha. Já da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, além do comandante, estavam Danniely Guimarães Viana Nery (capitão-tenente), Sarah Bezerra Soares Batista (primeiro-tenente) e Evilis da Silva Monte (primeiro-tenente).

A visita teve como objetivo celebrar a colaboração entre as duas instituições para produzir projetos com avanços fundamentais em áreas estratégicas do país, como o setor aquaviário, segurança na navegação e desenvolvimento sustentável. O projeto envolve alunos de ambas instituições com treinamento, intercâmbio, troca de informações, visitas técnicas e eventos.

No momento, estão sendo planejadas visitas dos alunos do Labomar/UFC à sala do simulador de navegação da Escola de Aprendizes Marinheiros, assim como a visita dos alunos da Escola ao barco Argo Equatorial do Labomar/UFC. Outras iniciativas são importantes, como ações de sensibilização ambiental que possam ser promovidas pelo Projeto de Educação Ambiental Marinha (PEAM), que recebe estudantes no CEAC/Labomar/UFC no Eusébio, além de outras abordagens que atendam à curricularização da extensão, como promover um maior conhecimento sobre a Lei do Mar. Enfim, projetos que promovam a troca de saberes entre as duas instituições.

A formalização dessa parceria vai reforçar o papel da UFC no desenvolvimento regional nas áreas de Educação, Ciências, Tecnologia e Inovação.

Finalmente, entende-se que essa proposta condiz com a transparência e a postura cooperativa esperada de instituições públicas para com a comunidade acadêmica e a sociedade.

Fonte: profa. Maria Ozilea Bezerra Menezes.