Lançada a edição de agosto do informativo da Secirm

Data de publicação: 4 de setembro de 2019. Categoria: Notícias

Está disponível a nova edição do informativo da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (Secirm). Essa edição do INFOCIRM tem publicação quadrimestral, com realização do Programa de Mentalidade Marítima, e traz como destaque o tema Amazônia Azul – Patrimônio Brasileiro no Mar.

“Em virtude de possuir uma área equivalente a 52% do nosso território terrestre, com dimensão e biodiversidade semelhantes ao da Amazônia Verde, convencionou-se chamá-la de AMAZÔNIA AZUL” (Secirm).

“O mar brasileiro guarda imensas reservas de petróleo e gás, além de outros recursos não-vivos (sal, cascalhos, areias, fosforitas, crostas cobaltíferas, sulfetos e nódulos polimetálicos, entre outros) que representam importantes fontes de riquezas para o País, além de conter uma grande variedade de organismos marinhos de valor biotecnológico que possuem propriedades com amplas aplicações, principalmente nas áreas de fármacos, cosméticos, alimentos e agricultura” (Secirm).

“A Comissão Interministerial para os Recursos do Mar – CIRM orienta o desenvolvimento das atividades que visem à efetiva utilização, exploração e aproveitamento sustentável dos recursos naturais da AMAZÔNIA AZUL e áreas internacionais, de acordo com os interesses do Brasil e, por meio de seus Programas, incentiva a formação de recursos humanos na área de Ciências do Mar, estimula o desenvolvimento de pesquisa e inovação nas diversas áreas do conhecimento, além de contribuir para ampliação de uma mentalidade marítima na população brasileira, despertando o interesse sobre a importância do mar e o uso racional e sustentável dos seus recursos” (Secirm).