O Secretário da SEMA, Artur Bruno, recebe servidores do LABOMAR

Data de publicação: 3 de novembro de 2017. Categoria: Notícias

SEMA

O Secretário da SEMA, Artur Bruno, recebe servidores do LABOMAR, o Sr. Celso Henrique – Secretário de Meio Ambiente de Eusébio, Sra. Edilene Oliveira – Coordenadora da Coordenadoria de Políticas Ambientais da SEUMA, Sra Angela, Representante da FIOCRUZ , Técnicos Andréa Moreira e João Rafael, Líder Comunitária Danielle da Lagoa da Precabura

e do LABOMAR os servidores Claudia Finger, Barbara Paiva, Gleidson Gastão, Marcelo Oliveira e Ozilea Menezes.

Objetivo da reunião é iniciar as discussões sobre que modalidade de Unidade de Conservação é interessante para a Lagoa da Precabura. Elencar os estudos necessários para a construção do processo.

A probalidade é de ser uma APA Estadual, pois a lagoa está em 2 municípios, Eusebio e Fortaleza.

ENCAMINHAMENTOS DA REUNIÃO:

– Estudar a viabilidade de uma unidade de conservação
-Definição da área de estudo
-Definição das instituições que farão parte do grupo de trabalho
– Fazer ajuntada de referências bibliográficas da Lagoa Precabura e seu entorno

ENTENDA O FATO

A criação de uma APA depende do ato do Poder Executivo, de um decreto do Governo do Estado que deve declarar Área de Proteção Ambiental, o decreto mencionara o nome da Unidade de Conservação, limites geográficos (a ser definido e dependendo de algum estudo); principais objetivos (proteção dos mananciais; entre outros); e as proibições e restrições de uso dos recursos ambientais nela contidos.

A mobilização comunitária é essencial. A comunidade é que faz a demanda ao poder público.

A comunidade associada ao espírito público dos dirigentes municipais e estaduais é que efetivam de fato a criação da APA, e efetiva proteção do meio ambiente no município

Porque criar uma APA ?

A APA incentiva a implantação de atividades sócio-econômicas sustentáveis.

Proteger os mananciais; preservar as condições ecológicas locais; proteger de atividades que ameacem extinguir na área protegida as espécies raras da biota.