Pesquisadores do Labomar participam de projeto internacional sobre impactos dos microplásticos nos oceanos

Data de publicação: 9 de outubro de 2019. Categoria: Notícias

A Universidade Federal do Ceará está presente em mais um projeto internacional. O I-plastics, desenvolvido em parceria com pesquisadores do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), foi selecionado na chamada internacional da Joint Programming Initiative Healthy and Productive Seas and Oceans (JPI Oceans), programa intergovernamental voltado a aumentar o impacto dos investimentos em pesquisa e inovação marítima.

De acordo com o prof. Marcelo Soares, do Labomar, concorreram na chamada internacional 38 projetos, dos quais apenas cinco foram selecionados. As iniciativas irão pesquisar fontes de microplásticos e investigar métodos de laboratório para identificá-los. Os selecionados também atuarão no monitoramento e na produção de mapas sobre a distribuição de microplásticos nos oceanos, incluindo efeitos negativos em termos sociais, econômicos e ecológicos.

No caso do I-plastics, os pesquisadores se propõem analisar a dispersão e os impactos ambientais tanto em mares tropicais (como no Brasil e no continente africano) quanto nos mares temperados do mar Mediterrâneo e do Atlântico Norte. A iniciativa também pretende entender o transporte de microplásticos nos rios que passam pelas grandes cidades e a quantidade desse contaminante transportada para o oceano.

O projeto vencedor prevê ainda um cruzeiro de pesquisas que irá desde a Espanha até a costa brasileira, cruzando o oceano em busca de entender onde estão e quais são os microplásticos, bem como qual seu atual estado de impacto. “Este projeto será uma oportunidade de aumentar a colaboração internacional e buscar soluções para um dos maiores problemas ambientais que a humanidade enfrenta no momento”, afirma o prof. Marcelo Soares, que coordenará a equipe brasileira na iniciativa.

O I-plastics receberá cerca de R$ 5 milhões e será desenvolvido de 2020 a 2022. Além da UFC, integram o projeto o Instituto Hidrográfico de Portugal, a Universidade Nova de Lisboa, a Universitat Autònoma de Barcelona e a Università del Salento (Itália). Pelo Labomar, fazem parte da iniciativa os professores Marcelo Soares, Rivelino Cavalcante, Carlos Teixeira e Sandra Santaella e as biólogas Tatiane Garcia e Tallita Tavares.

Fonte: prof. Marcelo Soares, do Instituto de Ciências do Mar ‒ fone: (85) 3366 7010