Prêmio Capes de Tese recebe inscrições até 29 de maio; solenidade está prevista para dezembro

Data de publicação: 26 de maio de 2020. Categoria: Notícias

Estão abertas, até o dia 29, as inscrições para o Prêmio Capes de Tese, uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, que irá destacar as melhores teses de doutorado defendidas em 2019.

Será outorgado o Grande Prêmio Capes de Tese para a selecionada entre as vencedoras, agrupadas em três grupos de grandes áreas: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias; Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar (Materiais e Biotecnologia); Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, Ciências Sociais Aplicadas e Multidisciplinar (Ensino).

Para participar, a tese deve ter sido defendida em 2019, no Brasil, mesmo em casos de cotutela, e em programa de pós-graduação que tenha tido, no mínimo, uma tese de doutorado defendida em 2019, além da tese participante. A tese deve ainda, obrigatoriamente, estar registrada na Plataforma Sucupira da Capes.

Os critérios de premiação irão considerar a originalidade do trabalho; a relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social; e o caráter inovador.

Imagem: Medalhas do Prêmio CAPES de Tese enfileiradas sobre uma mesaOs autores das teses selecionadas receberão uma bolsa de estágio pós-doutoral em instituição nacional; seu orientador, um prêmio para participação em evento acadêmico-científico nacional, no valor de R$ 3 mil. Dos trabalhos selecionados no Grande Prêmio, o orientador receberá R$ 9 mil para participação em congresso internacional e o autor ganhará uma bolsa para estágio pós-doutoral de 12 meses em uma instituição internacional.

A solenidade de entrega das premiações está prevista para ocorrer em dezembro. O Prêmio Capes de Tese conta com parceria da Fundação Carlos Chagas, da Comissão Fulbright e do Instituto Serrapilheira, que oferecerão premiações adicionais.

Mais informações podem ser obtidas no site da Capes ou pelo e-mail premiocapes@capes.gov.br.

Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC – e-mail: prposufc@ufc.br

Notícia original: http://www.ufc.br/noticias/14642-premio-capes-de-tese-recebe-inscricoes-ate-29-de-maio-solenidade-esta-prevista-para-dezembro