Pró-Reitoria de Extensão visita o Labomar

Data de publicação: 12 de fevereiro de 2020. Categoria: Notícias

Em 11 de fevereiro, o Instituto de Ciências do Mar (Labomar) recebeu, na sua sede, representantes da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) para discutir pontos fundamentais sobre um dos três pilares da Universidade Federal do Ceará (UFC), a extensão, em que estiveram presentes a diretora e vice-diretora do Labomar (Maria Ozilea B. Menezes/Lidriana S. Pinheiro), os coordenadores e vice-coordenadores dos cursos de Oceanografia (Rozane V. Marins/Tristan Charles C. Rousseau) e Ciências Ambientais (Marcus Vinícius C. da Silva/Marcelo F. Moro), o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais (Luis Ernesto A. Bezerra). Da Proex, participaram da reunião a pró-reitora de Extensão, Elizabeth de Francesco Daher, a coordenadora de Extensão do Campus do Pici, Nadja G. da Silva Montenegro, o coordenador da Agência de Estágio, Rogério T. Masih, e o técnico-administrativo que compõe a equipe da Coordenadoria de Extensão do Campus do Pici, José César P. Moreira.

Na reunião, foi discutida a seguinte pauta:

• Curricularização da extensão nos cursos de graduação. Informe sobre o estágio atual da carga horária nos cursos e as modalidades empregadas;
  • Empresa júnior;
  • Agência de estágio;
  • Estágio obrigatório;
  • Estágio não obrigatório;
  • Projetos de extensão já cadastrados;
  • Modalidades de projeto de extensão;
  • Portaria de estágio para alunos da pós-graduação;
  • Serviço voluntariado.

A Prex é a unidade responsável da UFC em articular o ensino e a pesquisa de forma indissociável, a fim de viabilizar trocas educativas, culturais e científicas com a sociedade. Por meio dessas ações extensionistas, docentes, discentes e técnicos-administrativos têm a chance de aplicar os conhecimentos teóricos e, no processo, testá-los e aprimorá-los de acordo com o resultado obtido (Proex).

“Conforme estipula a Resolução nº 06/Cepe, de 19 de setembro de 1989, são consideradas atividades de extensão: os serviços, as atividades de ensino e cultura desenvolvidas pelas Casas de Cultura Estrangeira e pelo Curso de Esperanto, a educação continuada, os eventos artísticos, as ações culturais, científicas e tecnológicas que expressem relação entre universidade e sociedade, como consequência da articulação ensino e pesquisa.” (Proex).

Essas atividades de extensão são planejadas, aprovadas e executadas pelos departamentos acadêmicos, centros e faculdades e são oficializadas por meio de formulário próprio, sob a forma de programas, projetos, cursos, eventos e prestação de serviços.

Fonte: profa. Maria Ozilea Bezerra Menezes, diretora do Labomar, e site da Proex.