Prof. Fabio Matos Recebe Menção Honrosa do Prêmio Celso Furtado

Data de publicação: 12 de dezembro de 2017. Categoria: Notícias

Nosso Prof. Fabio Matos recebeu menção Honrosa  na quarta edição do Prêmio Celso Furtado de desenvolvimento Regional na categoria I- Produção de conhecimento cientifico. O prêmio visa promover a reflexão, do ponto de vista teórico e prático, acerca do desenvolvimento regional no Brasil, envolvendo o poder público e a sociedade civil organizada na discussão e na identificação de medidas concretas para a redução das desigualdades de nível de vida entre as regiões brasileiras e a promoção da equidade no acesso a oportunidades de desenvolvimento.

Sobre o prêmio

O Ministério da Integração Nacional – MI, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional – SDR,  lançou em 2009, o Prêmio Nacional de Desenvolvimento Regional Edição 2010: homenagem a Celso Furtado como uma das estratégias para estimular o processo de discussão e divulgação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional – PNDR .  A partir da segunda edição, o nome do consagrado economista brasileiro foi incorporado permanentemente à denominação do Prêmio que passa a se chamar “Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional”.

Nas três primeiras edições homenageou a três brasileiros, Celso Furtado, Rômulo de Almeida e Armando Dias Mendes, respectivamente, pela importância deles como responsáveis pela condução do processo de reconhecimento político, social e econômico da questão regional brasileira e de inserção do tema na agenda de governo e no centro do debate nacional, a partir da década de 1950.

Em sua quarta edição reconhece e homenageia o geógrafo Milton Santos falecido em 2001. Suas teorias contribuíram para a compreensão do território nacional contemporâneo, bem como do processo de urbanização da América Latina e do Brasil. Autor de dezenas de livros que marcaram o estudo geográfico no país, Milton Santos é reconhecido internacionalmente.

Fonte: http://www.mi.gov.br