Prof. Luiz Drude, do Labomar, é o único brasileiro a integrar a Future Earth Coasts Academy

Data de publicação: 28 de novembro de 2019. Categoria: Notícias

O prof. Luiz Drude de Lacerda, do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará, foi convidado para participar da Future Earth Coasts Academy (FEC Academy), projeto internacional de investigação das zonas costeiras. Por enquanto, o docente é o único brasileiro membro da academia, formada por um grupo de renomados cientistas que serão responsáveis pelo desenvolvimento e pelos resultados das investigações.

Atualmente, a FEC Academy possui 34 membros de cinco continentes. São pesquisadores e profissionais interessados em investigações sobre desenvolvimento sustentável da zona costeira. A FEC Academy está em constante ampliação, com entrada de novos membros por convite.

De acordo com o prof. Luiz Drude, o Future Earth Coasts (FEC) surgiu no âmbito do projeto Land Ocean Interaction in the Coasts Zone (LOICZ), iniciativa desenvolvida de 1993 a 2015 com o objetivo de buscar informações necessárias para que as comunidades costeiras avaliassem as mudanças globais e a elas respondessem.

Em 2015, o LOICZ se transformou em Future Earth Coasts, projeto multidisciplinar internacional de longa duração que pretende interligar áreas como Ciências Naturais e Sociais ao conhecimento das comunidades costeiras para desenvolver respostas às mudanças ambientais globais e apoiar a transformação em direção à sustentabilidade das zonas costeiras do mundo.

Esse não é o primeiro contato do docente da UFC com o projeto. De 1999 a 2001, Luiz Drude coordenou o subprojeto South American Basins (Sambas). Dois anos depois, foi indicado para o Comitê Científico do LOICZ, onde atuou até 2005, participando, entre outras atividades, da proposição do programa para os 10 anos seguintes.

Para Luiz Drude, ser membro da FEC Academy representa “continuar debatendo e contribuindo com o programa oficialmente” e, eventualmente, participando de subprojetos, debates e redações de relatórios temáticos e de políticas públicas de abrangência mundial.

Fonte: prof. Luiz Drude de Lacerda, do Instituto de Ciências do Mar – e-mail: ldrude1956@gmail.com