Profa. Maria Ozilea é eleita vice-presidente da Câmara Setorial de Economia do Mar e Águas Continentais

Data de publicação: 26 de agosto de 2019. Categoria: Notícias

As oportunidades e os desafios da economia do mar cearense passam a ter um novo canal de discussão. Instituída pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), a Câmara Setorial de Economia do Mar e Águas Continentais (CS Economia do Mar) elegeu, na quinta-feira última (22), seus membros para dar início às atividades.

Foram escolhidos Roberto Gradvohl, do Sindicato das Indústrias de Frio e Pesca do Ceará (Sindfrio), como presidente; Maria Ozilea Bezerra Menezes, do Instituto de Ciências do Mar (Labomar/UFC), como vice-presidente; e Daniel Nottingham, da Federação de Vela e Motor do Estado do Ceará, como secretário-geral.

Unir todo o setor e convidar entidades interessadas no desenvolvimento da economia do mar, com o objetivo de gerar mais emprego e renda, será a primeira ação da nova câmara, conforme destacou o presidente eleito Roberto Gradvohl: “Temos interesse que estejam aqui com a gente todos os representantes que permeiam o setor. Aqui foi citada a Federação dos Pescadores, construção naval, entidades de fins esportivos, como o kitesurf e inclusive o aeroporto, que é a porta de entrada para usufruir de toda a nossa economia do mar”.

Participaram dessa primeira reunião o secretário de Meio Ambiente do Estado do Ceará, Artur Bruno, e o capitão de Mar e Guerra da Marinha do Brasil, André Panno Beirão.

A Câmara Setorial de Economia do Mar e Águas Continentais abriga as câmaras temáticas do Camarão e da Tilápia, já em funcionamento na Adece.

Fazem parte da CS Economia do Mar a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), a Associação Brasileira de Combate ao Lixo do Mar, a Associação Cearense de Criadores de Camarão do Ceará, a Associação de Stand Up Paddle do Ceará, a Capitania dos Portos do Ceará, o Coletivo Humanáuticos, o Coletivo Nacional de Pesca e Aquicultura, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), a Federação de Vela e Motor do Estado do Ceará, o 5º Grupo Escoteiro do Ar Pinto Martins, o Iate Clube de Fortaleza, o Instituto de Ciências do Mar (Labomar), o Instituto de Planejamento de Fortaleza, a Escola de Mergulho Mar do Ceará, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará, o Sindicato da Indústria de Frio e Pesca e o Departamento de Geologia da Universidade Federal do Ceará.

Fonte: site da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará S.A. (Adece).