6º Ciclo de Palestra do Labomar: Inteligência Artificial Aplicada a Geociências

Data de publicação: 4 de outubro de 2021. Categoria: Notícias

A sexta edição do Ciclo de Palestras do Labomar traz o tema Inteligência Artificial Aplicada a Geociências, com a palestra dos pesquisadores em Geociências do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) Marcos Ferreira, Guilherme Ferreira e Iago Sousa.

Nos últimos anos, diversos avanços tecnológicos na área da computação, tais como o aumento no poder de processamento, armazenamento e distribuição de dados, permitiram o surgimento e a utilização de várias metodologias para obter informações de grandes conjuntos de dados através de Machine Learning (ML). O ML nas Geociências possui um vasto campo a ser explorado, uma vez que essa ciência possui uma abundância de dados que representam relações complexas na natureza. A compreensão dessas ferramentas pode auxiliar os novos pesquisadores a resolverem problemas do cotidiano, como avaliar mapas geológicos, identificar padrões em imagens, predizer mineralogias, identificar anomalias, gerar mapas de prospectividade mineral, entre outros.

A palestra acontece em 5 de outubro, das 14h às 16h, no canal do YouTube do Labomar.

As inscrições para participar serão realizadas via formulário disponível em nossa BIO.