A 4ª Semana do Mar encerra suas atividades no próximo sábado (26)

Data de publicação: 23 de setembro de 2020. Categoria: Notícias

O Dia Mundial do Mar é comemorado no dia 26 de setembro. Essa foi a data escolhida para o encerramento da 4ª Semana do Mar (Semar) como uma oportunidade para se conhecer o Planejamento Espacial Marinho que a Marinha do Brasil está difundindo, ter conhecimento sobre o que já foi feito nessa área em diferentes países e impulsionar novas ações e discussões, como o Atlas Marinho do Ceará do Programa Cientista Chefe do Meio Ambiente. Conhecer a estratégia nacional para o mar, nas suas diversas vertentes, para planejar e ordenar o espaço marítimo nos seus diferentes usos e atividades, é muito importante para a economia do mar.

A Semar é realizada por um coletivo de pessoas, entidades independentes que estudam, operam ou produzem conhecimento sobre o mar com o objetivo de incentivar o pertencimento ao oceano, fortalecer o trabalho coletivo e colaborativo entre as diferentes instituições, promover valores de inclusão econômica, sociocultural, ambiental e agregar a sociedade nas ações de proteção e uso sustentável das zonas costeiras e marinhas.

No próximo sábado, pela manhã, acontecerão duas palestras. Uma intitulada Planejamento espacial marinho, com Rodrigo de Campos Carvalho (capitão de Fragata da Marinha do Brasil – SECIRM), e na outra, contribuindo com a temática, José Manuel Marques, da DGRM, do Ministério do Mar de Portugal, apresentará o Plano do Espaço Marítimo: o caso de Portugal no âmbito das diretivas europeias, que é um instrumento do ordenamento marítimo para um desenvolvimento sustentável eficaz da economia do mar. Já na tarde do dia 26, serão apresentados dois temas correlatos: Pesca amadora, por Felipe Goyanna, do SAP/MAPA-CE, que falará sobre a regulamentação da pesca esportiva nacional e o uso da rede fantasma na pesca artesanal; e Mergulho com compressor e rede fantasma, pelo tenente Rodrigo Cavalcante, da Capitania dos Portos do Ceará.

SÁBADO (26)

10h: Planejamento espacial marinho, com Rodrigo de Campos Carvalho.

10h30: Plano do espaço marítimo: o caso de Portugal no âmbito das diretivas europeias, com José Manuel Marques.

Mediação:

• Marcelo de Oliveira Soares (Labomar/UFC/Sema/Funcap/Programa Cientista Chefe do Meio Ambiente, Atlas Marinho);
  • Roberto Gradvohl (CS Economia do Mar/Adece/Sindfrio/Fiec);
  • CMG Ricardo Barillo Cruz (Capitania dos Portos do Ceará).

15h: Pesca amadora, com Felipe Augusto de Alencar Goyanna.

15h30: Mergulho com compressor e rede fantasma, com Rodrigo Franco Cavalcante.

Mediação:

• Alessandra Cristina da Silva Farias (Engenharia de Pesca da UFC);
  • Caroline Vieira Feitosa (Labomar/UFC);
  • Carlos Alexandre Gomes Alencar (Ibama/CE).

Fonte: profa. Maria Ozilea Bezerra Menezes, diretora do Labomar, e-mail: ozilea@gmail.com