Aniversário de 60 anos do Labomar terá comemoração virtual

Data de publicação: 2 de dezembro de 2020. Categoria: Notícias

O Instituto de Ciências do Mar (Labomar) faz 60 anos hoje, em 2 de dezembro de 2020. Como todo aniversário requer um momento especial, preparamos uma aula magna. Para abrir as comemorações, teremos a aula do prof. Pedro Walfir M. Souza Filho. A aula abordará a temática As ciências do mar que precisamos: o mundo que queremos.

Pedro Walfir é mestre e doutor pela Universidade Federal do Pará (UFPA) na área de Geologia Marinha e Sensoriamento Remoto Geológico, respectivamente. É professor titular do Instituto de Geociências da UFPA, onde atua desde 2002, e pesquisador titular do Instituto Tecnológico VALE Desenvolvimento Sustentável, desde 2012. Seus principais interesses em pesquisa são: origem e evolução de ambientes costeiros, geologia ambiental e mudanças de uso e cobertura da terra em áreas de mineração.

60 anos

No dia 2 de dezembro de 1960 foi criada a Estação de Biologia Marinha por meio de resolução assinada pelo primeiro reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), prof. Antônio Martins Filho. No ano seguinte foi nomeado seu primeiro diretor, o prof. Melquíades Pinto Paiva. Em 1969, após a reforma universitária, a estação passou a chamar-se Laboratório de Ciências do Mar, o Labomar. Em 18 de dezembro de 1998, por meio da Portaria nº 592-99-MEC, foi aprovada uma nova transformação, dessa vez para Instituto de Ciências do Mar, como órgão suplementar da UFC, adquirindo a competência regimental para ministrar cursos de graduação e pós-graduação e mantidas as características de instituição multidisciplinar voltada para a pesquisa, o ensino e a extensão. Porém, foi mantida a mesma sigla, por ser já nesse momento um equipamento nacional e internacionalmente conhecido como Labomar.

Em 1998, o Labomar iniciou o projeto de criação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais (PPGCMT), que foi consolidado em 2001 com o início do curso de mestrado e, posteriormente, com a criação do curso de doutorado em Ciências Marinhas Tropicais em 2007. E finalmente foram criados os cursos de graduação em Oceanografia em 2007, com a primeira turma em 2008.2, e, em 2009, o de graduação em Ciências Ambientais.

O Labomar foi fundado com a missão precípua de desenvolver pesquisas no mar e zona costeira com aplicação direta dos resultados à sociedade, sendo reconhecido até hoje como uma das mais importantes instituições de pesquisa em Ciências do Mar do país e com relevante projeção internacional. Através de convênios e parcerias nacionais e internacionais foram desenvolvidos projetos com o objetivo de gerar informações inéditas sobre os recursos vivos e não vivos da margem equatorial do Atlântico. Essa característica se mantém até hoje, a de uma Oficina de cientistas, parafraseando o seu diretor Melquíades Pinto Paiva, na qual se alia a pesquisa de qualidade e de impacto à formação de recursos humanos qualificados.

Assim o Labomar chegou aos seus 60 anos, formando profissionais com excelência em Ciências Marinhas e Ambientais e contribuindo para a economia do mar no nosso estado e no país.

A aula magna será transmitida pelo nosso canal no Youtube às 16 horas do dia 2 de dezembro.

Fonte: profa. Maria Ozilea Bezerra Menezes, diretora do Labomar.

Edição e revisão: Francisca de Sá Benevides, técnica em assuntos educacionais e revisora de textos do Labomar.