Comandante Kleber Veras fala sobre segurança em navegação

Data de publicação: 8 de fevereiro de 2021. Categoria: Notícias

Em reportagem publicada no jornal Diário do Nordeste, em 2 de fevereiro de 2021, o comandante da embarcação de pesquisa Argo Equatorial do Instituto de Ciências do Mar (Labomar/UFC), Francisco Kleber Veras Junior, falou sobre os cuidados preventivos antes de embarcar e sobre como considerar os riscos existentes no trajeto traçado.

Kleber Veras tem graduação em Ciências Náuticas, pelo Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (EFOMM-CIABA); MBA em Administração e Negócios, pelo Centro Universitário Ateneu (UniAteneu); especialização em Direito Aduaneiro e Tributário Internacional, pela Maritime Law Academy (MLAW); e é mestrando em Direito Marítimo na World Maritime University (WMU). Também é Oficial da Reserva da Marinha do Brasil com a patente de 2º Tenente (2T-RM2) e Primeiro Oficial de Náutica da Marinha Mercante (1ON). Atualmente, é Comandante de Lancha do Labomar. Possui experiência na área de Gestão Estratégica de Recursos Navais, com ênfase em Empreendedorismo Náutico, Controle Operacional de Máquinas e Equipamentos Navais, Direito Aduaneiro e Marítimo, Economia do Mar, Transporte Aquaviário, Logística Portuária, Ship Planner, Ballast Control, Sistemas Offshore de Posicionamento Dinâmico (DP System Operator). E ainda é Second Officer e Chief Officer em Embarcações Anchor Handling Tug Supply (AHTS), Platform Supply Vessel (PSV) e Well Stimulation Vessel (WSV).

Barco Argo Equatorial

Como se vê, a experiência do comandante é admirável. Com o respaldo de quem conhece os cuidados exigidos para quem deseja navegar, explica neste pequeno trecho da entrevista: “Um dos procedimentos de segurança é sempre procurar entrar em contato com a Marinha do Brasil  para procurar o Boletim Meteorológico, a fim de ter uma noção do que pode acontecer nos próximos dias, se vai ter chuva em alto mar ou incidência de ventos fortes”. Além desses cuidados prévios, Kleber Veras fala ainda dos riscos com possíveis acidentes, itens de segurança, como pedir ajuda nos diferentes casos e tipos de habilitação.

Para maiores esclarecimentos sobre o assunto, leia aqui a reportagem na íntegra.

Fonte: Diário do Nordeste, de 2 de fevereiro de 2021.

Edição e revisão: Francisca de Sá Benevides, técnica em assuntos educacionais e revisora de texto do Labomar.