Conclusão do semestre 2020.1: conheça os planos setoriais que dão suporte à implementação do PPE

Data de publicação: 23 de julho de 2020. Categoria: Notícias

Plano Pedagógico de Emergência (PPE) é o documento que estabelece as diretrizes para a conclusão do semestre 2020.1 dos cursos de graduação, de pós-graduação e das Casas de Cultura Estrangeira da Universidade Federal do Ceará.

Elaborado em decorrência da pandemia de covid-19 ‒ com a participação de representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica, sob coordenação da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) ‒, o PPE é composto pelo documento geral e por vários planos setoriais, que têm como objetivo viabilizar a implementação das atividades letivas no contexto da pandemia.

Esses planos setoriais, desenvolvidos por diferentes unidades administrativas da UFC, estão anexados ao PPE e podem ser consultados por toda a comunidade universitária. Conheça alguns dos detalhes de cada plano e acesse a íntegra dos documentos:

Plano de Formação para Apoio e Acompanhamento das Atividades Educativas em Tempos de Pandemia:
O que é: consiste em uma série de atividades formativas voltadas para estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos. Ao longo de junho e julho, têm sido realizados mais de 20 cursos, webinários, oficinas e formações on-line, no Youtube, para auxiliar a comunidade acadêmica na adaptação de conteúdos, na preparação para as atividades remotas e na rotina de estudos nos ambiente on-line e off-line.
Setores responsáveis: Escola Integrada de Desenvolvimento e Integração Acadêmica (Eideia) e Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

Plano de Apoio aos Estudantes
O que é: trata-se de um conjunto de ações voltadas exclusivamente para os alunos, nas áreas tecnológica, pedagógica e de saúde mental e física. O plano destaca ações relevantes como a aplicação de testes de covid-19 em estudantes; a distribuição de 6 mil pacotes de internet móvel para alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica; a destinação de computadores novos para unidades acadêmicas e residências universitárias; o acolhimento psicológico remoto; a distribuição de quentinhas para alunos moradores de residências universitárias, entre outras ações em plena execução na universidade.
Setor responsável: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).

Plano de Retomada às Atividades Presenciais
O que é: consiste em ações de adaptação dos espaços físicos da universidade, de modo a garantir o retorno seguro das atividades presenciais, quando estas forem permitidas pelas autoridades e pela administração superior da UFC. Tais ações serão executadas pela UFC Infra em colaboração com os setores demandantes. O documento também traz orientações quanto ao uso dos espaços físicos (organização de filas, distanciamento entre pessoas, ventilação dos ambientes, limpeza etc.), recomendações por tipologia do ambiente, orientações sobre uso de equipamentos de proteção individual, entre outros pontos.
Setor responsável: Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra).

Plano de Acessibilidade e Inclusão para Atividades Remotas
O que é: o documento oferece orientações pedagógicas sobre como trabalhar com estudantes com deficiência no ambiente on-line e sobre como tornar as aulas acessíveis. O plano também ressalta a importância do papel dos docentes na elaboração de conteúdos acessíveis na fase do planejamento de suas disciplinas.
Setor responsável: Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui.

Planejamento de Atividades de Pesquisa e Pós-Graduação
O que é: consiste em uma série de proposições para a continuidade das atividades da pós-graduação, tais como: a flexibilização e adaptação dos cursos; a virtualização dos processos da PRPPG e das defesas de dissertações e teses; a extensão por cinco meses do prazo regulamentar para a conclusão do curso e defesa de dissertação ou tese; a expectativa de sincronização dos programas de pós-graduação, entre outros pontos.
Setor responsável: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).

Diretrizes da Pró-Reitoria de Extensão
O que é: o plano contém orientações sobre as atividades das Casas de Cultura Estrangeira, sobre a adaptação das atividades das ações extensionistas da UFC durante a pandemia e sobre a elaboração de relatórios dessas iniciativas.
Setor responsável: Pró-Reitoria de Extensão (Prex).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC ‒ e-mailF: ufcinforma@ufc.br

Notícia original: http://www.ufc.br/noticias/14849-conclusao-do-semestre-2020-1-conheca-os-planos-setoriais-que-dao-suporte-a-implementacao-do-ppe