Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglish
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Instituto de Ciências do Mar – Labomar

Área do conteúdo

Estudantes das residências universitárias farão teste para COVID-19 na manhã desta terça-feira (5) na Reitoria

Data da publicação: 5 de maio de 2020 Categoria: Notícias

Será realizada, na manhã desta terça-feira (5), a aplicação de testagem rápida para COVID-19 nos alunos que vivem nas residências universitárias da Universidade Federal do Ceará. Os testes serão realizados por profissionais do Hospital São José, das 8h às 11h, na Reitoria.

Atualmente, existem 123 alunos morando nas residências universitárias da UFC, já que o restante dos residentes voltaram para as casas de suas famílias no interior ou em outros estados. Segundo a pró-reitora de Assuntos Estudantis, profª Geovana Cartaxo, todos os 123 alunos foram cadastrados no Hospital São José para que pudessem receber a testagem. “A realização dos testes é uma demanda dos próprios alunos e isso dará mais tranquilidade a eles”, informa.

A articulação com o Hospital São José foi feita pelo vice-reitor da UFC, prof. Glauco Lobo. “Estamos partindo dos mesmos princípios que vêm seguindo os países mais desenvolvidos, que é a realização de testes em um contingente maior possível de pessoas. Isso nos permite ter dados mais concretos para balizar nossas ações de combate ao vírus”, explica o professor.

Glauco Lobo aponta que os residentes são uma população da UFC com maior vulnerabilidade, por estarem mais aglomerados. Por esta razão, explica, a universidade está dedicando maiores esforços a este grupo.

Para além deste grupo, o vice-reitor adianta que ainda serão realizadas outras campanhas de testagem com a comunidade universitárias. Com testes que já vêm sendo adquiridos com recursos disponibilizados pelo MEC, ele informa que a meta é testar cerca de 10 mil pessoas, entre discentes, docentes e técnico-administrativos de toda da UFC, na capital e no interior. “É uma ação ambiciosa, mas temos que ser ambiciosos. Chegamos a esse número com base em estudos considerando toda a comunidade universitária. Vamos fazer o possível para enfrentar essa pandemia da melhor maneira”, defende o professor.

Fonte: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFC, organizadora dos Encontros Universitários 2019 ‒ e-mail: encontrosuniversitarios2019@ufc.br

Notícia original: http://www.ufc.br/noticias/14543-residentes-da-ufc-farao-teste-para-covid-19-na-manha-desta-terca-feira-5-na-reitoria

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo