Homenagem do Labomar ao Dia do Professor – 15 de outubro

Data de publicação: 15 de outubro de 2020. Categoria: Notícias

No dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor no Brasil. Entretanto, neste ano de 2020, todos nós, professores, estamos vivendo um período de desafio devido à pandemia da covid-19 e rapidamente entramos em uma nova era do aprendizado. O ensino, não só no Brasil mas no mundo todo, converteu-se em virtual, o qual está sendo realizado por meio de televisão, computadores e celulares, ou foi interrompido. No Labomar, não fechamos, ficamos on.

Todos sabemos que estamos enfrentando um momento diferente e de adaptação às novas rotinas de atividades remotas. E abordamos um dos pilares muito importantes da educação, o de aprender a aprender ou aprender a conhecer e também aprender a fazer, sem esquecer os outros pilares da prática pedagógica: aprender a conviver e aprender a ser.

Estamos todos aprendendo, aprendendo ferramentas, aprendendo novos conceitos. Como escreveu José Guimarães Rosa, em seu livro Grande Sertão: Veredas: “Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende”.

Todos os professores deram um passo importante para estar próximo aos seus estudantes e compartilhar seus conhecimentos com talento, adaptando métodos e usando ferramentas tecnológicas para estar de uma forma mais acessível aos seus estudantes, procurando diminuir as deficiências dos conteúdos das disciplinas e da conectividade e procurando, assim, ensinar tanto de forma sincrônica como assincrônica.

A troca de ideias entre os professores ajudou a encontrar soluções inovadoras e sensíveis ao contexto no sentido de diminuir a exclusão digital entre os alunos. A igualdade de oportunidades sempre foi a pauta em todas as reuniões com os professores. A covid-19 trouxe à tona a magnitude desse desafio, o qual exige cooperação e solidariedade.

Diante disso, recorremos a outra citação, também de Guimarães Rosa: “O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”.

Portanto, isso, CORAGEM, é o que todos os professores têm, para seguir adiante!

Feliz Dia do Professor!

Fonte: profa. Maria Ozilea Bezerra Menezes, diretora do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) –  e-mail: ozilea@gmail.com, (85) 3366.7001.

Edição e revisão de texto: Francisca de Sá Benevides, técnica em assuntos educacionais e revisora de textos do Labomar, 3366.7005.