IV Semana da Qualidade do Ar

Data de publicação: 1 de agosto de 2019. Categoria: Notícias

A Secretaria  Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), da Prefeitura de Fortaleza, promove, de 7 a 9 de agosto,  a IV Semana da Qualidade do Ar. Na quarta-feira, dia 7, as palestras acontecerão no Labomar, com a apresentação dos resultados de 10 anos de estudos da qualidade do ar de Fortaleza, realizados pelo Laboratório de Contaminantes Orgânicos (LACOr). No dia 8, quinta-feira, acontecerá uma visita técnica com alunos dos cursos de Engenharia Ambiental do IFCE, Ciências Ambientais e Engenharia Ambiental da UFC para acompanhar as inspeções de monitoramento das emissões de gases dos transportes coletivos de Fortaleza, durante todo o dia. Já na sexta-feira, 9 de agosto, acontecerá o painel Dia Interamericano da Qualidade do Ar no auditório da Seuma, com as palestras “O impacto de zonas de baixa emissão na poluição do ar de Fortaleza – Projeto Inovador no Brasil”, às 9h, por Bruno Bertoncini e Helry Dias,  e “Estação móvel da qualidade do ar – Emqar – Prefeitura de Fortaleza”, às 10h30, por Edilene Oliveira.

Programação do dia 7 de agosto no Labomar:

9h – Palestra Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono, por Cassia Liliane, gerente de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas da Seuma, e Matheus Schuch, assistente técnico da Coordenadoria de Políticas Ambientais da Seuma.

10h30 – Palestra sobre o Programa Despoluir, por Gabriel Martins, coordenador do Núcleo Socioambiental da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Ceará, Piauí e Maranhão (Fetrans).

14h – Apresentação dos Alunos da Universidade Federal do Ceará sobre o Panorama de 10 Anos de Estudos da Qualidade do Ar na Cidade de Fortaleza, por Rivelino Cavalcante, professor do Instituto de Ciências do Mar (Labomar).