Já está disponível o segundo número do volume 52 dos Arquivos de Ciências do Mar

Data de publicação: 17 de março de 2020. Categoria: Notícias

Apresentamos à comunidade acadêmica o volume 52, número 2, da revista Arquivos de Ciências do Mar. A revista apresenta 7 artigos científicos, 1 artigo de revisão e 1 nota científica e nos traz temas importantes, conforme destaca o editorial da revista: “Uma importante revisão de literatura aborda os impactos gerados pela pesca fantasma na costa brasileira e as medidas de mitigação e gerenciamento deste problema que afeta o meio ambiente e sua biodiversidade, e economicamente as comunidades pesqueiras. A percepção de mergulhadores na costa do Ceará, destacando a importância da atividade como estratégia para o desenvolvimento do turismo sustentável também merece destaque em outro artigo. A atividade pesqueira na costa brasileira é abordada nos estudos sobre tubarões e raias no Paraná, lagostas na plataforma continental amazônica e peixes no Ceará, além de importantes estudos sobre o comportamento de caranguejos fantasma e quítons em praias nordestinas. Um artigo original avalia o aproveitamento de conchas de mexilhões derivadas do cultivo e do extrativismo no litoral do Rio de Janeiro no artesanato local. O efeitos de dragagem sobre as concentrações de Hg na água e sedimentos também  foram avaliados em um estudo na área do porto do Mucuripe, no Ceará, que destacou a importância de análises deste elemento em estudos de impacto ambiental e monitoramento de áreas portuárias”.

Veja aqui a revista: http://periodicos.ufc.br/arquivosdecienciadomar