Labomar empresta ao Lacen mais um equipamento para diagnóstico de coronavírus
Data da publicação: 27 de março de 2020 Categoria: NotíciasA exemplo do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da Universidade Federal do Ceará, o Centro de Diagnóstico de Enfermidades de Organismos Aquáticos (Cedecam), vinculado ao Instituto de Ciências do Mar (Labomar), cedeu seu equipamento PCR em Tempo Real para o Governo do Estado do Ceará. Com isso, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) passa a ter três aparelhos para diagnóstico da COVID-19, sendo dois emprestados pela UFC.
A máquina foi transferida na quinta-feira (26), sob a supervisão do engenheiro de pesca e técnico de laboratório Rafael Rocha e do prof. Rodrigo Maggioni, coordenador do Cedecam, que acompanharam o translado e a instalação do equipamento. Na ocasião, os dois informaram ao Lacen que técnicos e estudantes de pós-graduação treinados para utilizar o equipamento estão disponíveis para auxiliar nas análises.
De acordo com o prof. Maggioni, esse é o único sistema PCR em Tempo Real ABI 7500 (modelo utilizado pelo Lacen) disponível no Centro de Diagnóstico de Enfermidades de Organismos Aquáticos da UFC. “A gente tem outra máquina, mas não é utilizada para fazer diagnóstico, só para pesquisa”, explica.
Leia mais: UFC disponibiliza equipamento e pesquisadores para diagnóstico de COVID-19