Labomar Live #19 – Prof. dr. Sérgio Bezerra

Data de publicação: 28 de agosto de 2020. Categoria: Notícias

O título da 19ª apresentação do Projeto Labomar Live é a Geofísica Marinha e Costeira: Sísmica X GPR, que terá como palestrante o prof. dr. Sérgio Bezerra Jr. e como mediador o prof. dr. Luis Parente. A compreensão da dinâmica costeira é o ponto inicial para se entender a evolução desse ambiente, determinando-se sua morfologia e sequência sedimentar. No registro geológico são identificadas feições principalmente pela preservação das estruturas sedimentares internas formadas nos diversos depósitos, influenciados por fatores como intensidade, variações aero/hidrodinâmicas e gravidade. A arquitetura interna dessas feições e o reconhecimento de registros erosivos e deposicionais devem ser investigados para se relacionar aos diversos tipos de paleoambientes e prováveis recursos a serem explorados. Entre os métodos de investigação, destacam-se os geofísicos. Nessa apresentação será realizada uma abordagem entre o Radar de Penetração do Solo (GPR) e a Sísmica de Reflexão, que utilizam a propagação de ondas (eletromagnéticas e acústicas) para o entendimento desse arcabouço evolutivo.

O Projeto Labomar Live tem como objetivo criar espaços para a divulgação científica e discussões de temas relevantes nas áreas das Ciências do Mar e Ambientais.

Comissão Organizadora do Labomar Live:

Lidriana de Souza Pinheiro (docente)
Maria Ozilea Bezerra Menezes (docente)
Marcelo de Oliveira Soares (docente)
Abraão Ferreira Monteiro Andrade (técnico administrativo)
Zilton Guedes Ribeiro de Freitas (técnico administrativo)

O Labomar Live acontece sempre às quartas-feiras, às 16h.

Aguardamos você no nosso canal no YouTube.

Fonte: Abraão Ferreira M. Andrade – secretário da Coordenação de Programas Acadêmicos. E-mail: abraaoandrade@ufc.br