Labomar Live #20 – Dr. Wilson Franklin

Data de publicação: 9 de setembro de 2020. Categoria: Notícias

Completamos hoje, 9 de setembro, o número de 20 apresentações do projeto de extensão Labomar Live, que tem como tema Anelídeos poliquetas, ilustres desconhecidos: de bioconstrutores a predadores vorazes. Para falar sobre eles, teremos o dr. Wilson Franklin e como mediadora a dra. Tallita Tavares, ambos técnicos administrativos do Labomar.

Os poliquetas são anelídeos marinhos muito abundantes e diversos em praticamente todos os ambientes marinhos, ocorrendo desde o entremarés de praias rochosas e arenosas até profundidades abissais. Algumas espécies têm menos de 1 mm; outras podem chegar a mais de 2 m de comprimento. Esses animais fazem parte da dieta de muitas espécies marinhas de interesse comercial e são importantes elos nas teias alimentares, com grande diversidade de hábitos alimentares e estruturas morfológicas. Algumas espécies produzem estruturas rígidas que chegam a recobrir grandes áreas em recifes, funcionando como bioconstrutores e agregando toda uma comunidade biológica associada. Devido às suas características sedentárias ou com baixa mobilidade, estão em íntima relação com o substrato e são, como outros organismos bentônicos, muito afetados pelos impactos que têm  efeito sobre os fundos marinhos. Por isso são também importantes  indicadores biológicos de qualidade ambiental. Este é o assunto que será discutido nesta live: esses animais e as espécies que ocorrem no nosso litoral cearense.

O Projeto Labomar Live tem como objetivo criar espaços para a divulgação científica e discussões de temas relevantes nas áreas das Ciências do Mar e Ambientais.

Comissão Organizadora do Labomar Live:

Lidriana de Souza Pinheiro (docente)
Maria Ozilea Bezerra Menezes (docente)
Marcelo de Oliveira Soares (docente)
Abraão Ferreira Monteiro Andrade (técnico administrativo)
Zilton Guedes Ribeiro de Freitas (técnico administrativo)

O Labomar Live acontece sempre às quartas-feiras, às 16h, no canal do YouTube do Labomar.

Ao final, será disponibilizado o link para solicitação de certificado.

Fonte: diretora do Labomar, Maria Ozilea B. Menezes.