Histórico, Visão, Missão e Valores

Histórico

O Laboratório de Efluentes e Qualidade de Água (Equal) do Labomar foi criado em fevereiro de 2007 com o objetivo de desenvolver pesquisas de qualidade de água, tratamento de águas residuárias, de aproveitamento de resíduos, que visem diminuir os impactos negativos das atividades humanas em estuários, oceanos e águas continentais. Atualmente, além de pesquisas, o Equal também presta serviços eventuais para empresas e instituições públicas, privadas e empresas juniores, analisando variáveis físico-químicas da água.

Visão

Tornar-se referência em pesquisa e extensão nas áreas de qualidade e tratamento de águas e efluentes, aproveitamento de resíduos e prevenção da poluição marinha e aquática.

Missão

• Desenvolver pesquisas em tratamento de efluentes industriais e esgoto sanitário com vistas à minimização da poluição marinha;
  • Desenvolver pesquisas em qualidade de água de rios, oceano e estuários para controle da poluição;
  • Fazer análises físico-químicas para caracterização de efluentes;
  • Fazer monitoramento de qualidade de água em oceanos, estuários e rios;
  • Capacitar pessoal para realizar testes de rotina de caracterização de água e efluentes.

• Ética;
  • Excelência;
  • Inclusão;
  • Sustentabilidade socioambiental.

Importância para a sociedade

A relevância social do Equal se deve ao fato de ele gerar produtos científicos de excelência e úteis no aspecto ambiental, interagindo com os diferentes níveis de ensino.