Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: PortuguêsEnglish

Universidade Federal do Ceará
Instituto de Ciências do Mar – Labomar

Área do conteúdo

PAAP inscreve para cursos sobre ensino híbrido, práticas pedagógicas e tecnologias educacionais até domingo (21)

Data de publicação: 18 de fevereiro de 2021. Categoria: Notícias

Estão abertas, até domingo (21), as inscrições para cursos do Programa de Formação para Docência do Ensino Superior ofertados pelo Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP). Há formações em ensino de música, didática e práticas pedagógicas, metodologias ativas, tecnologias educacionais e metodologias científicas, entre outros temas afins.

Professores, estudantes e técnicos administrativos da Universidade Federal do Ceará devem realizar inscrição pelo formulário eletrônico.

O PAAP é uma iniciativa da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico (Coidea), vinculada à Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia), em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da UFC.

Confira abaixo as formações ofertadas:

– Introdução ao Latex e metodologias de produção de documento (22 a 26/2, das 18h às 20h). Objetivos: apresentar conceitos básicos e fundamentos do Latex, editores on-line, templates de documentos e modelo de trabalho acadêmico no formato ABNT. Carga horária: 10 h.

– Metodologia científica: principais paradigmas da pesquisa em Educação (1º a 10/3, das 14h30 às 17h30). Objetivos: apresentar os principais paradigmas da pesquisa em educação realizada no Brasil e técnicas e procedimentos para publicação de artigos científicos em periódicos internacionais, e também como escrever um artigo científico. Carga horária: 20 h.

– Capacitação de professores de ensino coletivo de cordas friccionadas – Módulo II (2 a 30/3, das 19h às 21h). Nesta etapa do curso iniciado em 2020, serão estudados os exercícios preparatórios baseados na metodologia de Paul Rolland; eixos corporais, equilíbrio e tonificação; método All for Strings volume 1. Carga horária 20 h.

– Didática e práticas pedagógicas. Organizado em dois módulos: Fundamentos da Educação Superior (10 a 22/3) e Didática e Práticas Pedagógicas (29/3 a 19/4). Carga horária: 40 h.

– Pogil e Gamificação (22 a 26/3, às 14h30). Envolve as ideias do Processo de Aprendizagem Orientada por Inquérito Guiado (Pogil) e da Gamificação a partir de estratégias pedagógicas sobre o uso de jogos que visem a maior engajamento, motivação e facilitem o aprendizado. Carga horária: 20 h.

– Formação de professores para criação e utilização educacional e didática para videoaulas. Três turmas são ofertadas, com início em 12/4, 17/5 ou 12/7. Carga horária: 40 h.

– Ensino híbrido: conhecendo conceitos e entendendo a prática (a partir de 5/5). Ofertado em três módulos na comunidade virtual do PAAP, conforme abaixo:

Módulo I: Concepções Teóricas e Metodológicas (5/5, 19/5 e 2/6, às 16h). Carga horária: 12 h;
Módulo II: Concepções Pedagógicas (16/6, 30/6 e 7/7, às 16h). Carga horária: 12 h;
Módulo III: Plataformas de Aprendizagem (14/7, 28/7, 4/8 e 18/8, às 16h). Carga horária: 10 h.

Saiba mais acessando a programação completa do Plano de Formação Continuada do PAAP.

Leia também: PAAP divulga programação completa até julho, com atividades sobre ensino e metodologia científica.

Fonte: profª Maria José (Mazzé) Costa dos Santos, titular da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico ‒ e-mail: paap@eideia.ufc.br

Acessar Ir para o topo