Pesquisador francês Gwenaël Abril visita o Labomar
Data da publicação: 17 de dezembro de 2019 Categoria: NotíciasEntre os dias 2 e 5 de dezembro de 2019, o Labomar recebeu a visita do pesquisador dr. Gwenaël Abril, diretor de pesquisa do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França (CNRS), vinculado ao Museu Nacional de História Natural de Paris (Borea Research Unit). Atualmente, Gwenaël Abril também é professor do Departamento de Geoquímica (UFF) e da Faculdade de Oceanografia (UERJ). O pesquisador é um dos maiores especialistas mundiais sobre o papel de ecossistemas aquáticos continentais e costeiros no ciclo global do carbono e nas emissões de gases do efeito estufa. A vinda do prof. dr. Gwenaël Abril foi realizada pelo programa de apoio aos INCTs do estado do Ceará, financiado pela Funcap, a convite do professor visitante do Labomar dr. Luiz C. Cotovicz Jr. A ocasião foi uma excelente oportunidade para o estabelecimento de uma cooperação científica franco-brasileira voltada para estudos envolvendo o ciclo do carbono e as emissões de metano (CH4) em ecossistemas aquáticos costeiros, incluindo estuários, manguezais e regiões da plataforma continental. Durante a visita, o pesquisador francês apresentou duas palestras:
1) Papel das planícies de inundação nas emissões de CO2 do Rio Amazonas: o pesquisador apresentou um histórico dos estudos envolvendo quantificações de emissões de CO2 pelas águas do Rio Amazonas, com ênfase nos estudos realizados por ele e sua equipe no Projeto Carbana, destacando-se a importância das áreas alagadas sobre as emissões de CO2, cujos resultados foram publicados no renomado periódico Nature.
2) Ciclo do carbono e fluxos de CO2 nos ecossistemas estuarinos: nessa palestra, o pesquisador discursou sobre o papel de ecossistemas costeiros como fontes ou sumidouros de gases do efeito estufa, com enfoque nas alterações antropogênicas. Também apresentou a recente criação de um Laboratório Internacional Associado voltado para a Vulnerabilidade de Ecossistemas Costeiros Tropicais face à Eutrofização (LIA-VELITROP), financiado pelo CNRS-França, com início previsto em 2020. O dr. Abril é o coordenador desse projeto, que inclui o Labomar como uma das instituições brasileiras que serão convidadas para sediar essa cooperação científica, ampliando, assim, a internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais do Labomar.
Fonte: prof. Luiz C. Cotovicz Jr.