PPGCMT tem sua primeira defesa de doutorado de forma virtual

Data de publicação: 31 de julho de 2020. Categoria: Notícias

À esquerda, o coordenador do PPGCMT; à direita, a orientadora; e abaixo, a doutoranda.

Na manhã desta sexta-feira (31), o Instituto de Ciências do Mar teve seu momento histórico vivenciado por meio de seu Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais. A aluna Liane Marli Silva de Araújo fez a primeira defesa de tese de doutorado do programa de forma virtual no canal do Labomar no YouTube devido à pandemia do coronavírus. Atividade de mariscagem na comunidade de Chaval-Ceará e o conhecimento ecológico local foi o tema da pesquisa escolhida pela doutoranda. Liane Marli teve a orientação da profa. dra. Cristina Almeida Rocha Barreira e coorientação do prof. José da Silva Mourão, da UFPB. E como membros da banca, os professores Fábio de Oliveira Matos, da UFC, Márcia Freire Pinto, da UECE, Isabel Cristina Higino Santana, da UECE, e Helena Matthews Cascon, da UFC.

Banca examinadora.

Liane Marli buscou, com sua tese, investigar o sistema de mariscagem, como modalidade da pesca artesanal, formalizar o conhecimento dos marisqueiros e elucidar os objetivos de gestão pesqueira, com foco na gestão compartilhada. Nessa perspectiva, Liane Marli elaborou a seguinte pergunta norteadora da sua tese: “Qual a importância do conhecimento ecológico dos marisqueiros e marisqueiras de Chaval e como ele pode ser investigado?”, buscando, assim, respondê-la, refletir e aprofundar o diálogo sobre ela.

Veja aqui a defesa: https://www.youtube.com/watch?v=YWTrJDDU_qE&feature=youtu.be

Fonte: secretária do PPGCMT, Isabela Agadir Abreu, fone: 3366 .7014, e-mail: ppgcmt@ufc.br; secretário da Coordenação de Programas Acadêmicos, Abraão Ferreira Monteiro Andrade; diretora do Labomar, Maria Ozilea Bezerra Menezes.

Edição: Francisca de Sá Benevides, técnica em Assuntos Educacionais e revisora de textos do Labomar.