Publicado o primeiro número do volume 53 da revista Arquivos de Ciências do Mar

Data de publicação: 3 de setembro de 2020. Categoria: Notícias

Apresentamos à comunidade científica o volume 53, número 1, da revista Arquivos de Ciências do Mar.

Este volume, em especial, traz uma homenagem à vida e à carreira do professor Manuel Antonio Furtado Neto, que faleceu em 14 de dezembro de 2019, aos 56 anos, após batalha contra um linfoma. Manuel Furtado foi diretor do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) de 2008 a 2011. Durante sua gestão, participou ativamente da criação dos cursos de Oceanografia e Ciências Ambientais.

O primeiro artigo da revista, intitulado Obituário, que é uma lembrança para aqueles que tiveram a oportunidade de conviver com ele e uma inspiração para os mais jovens pesquisadores da área, de autoria de Mayra Bezerra Ventorazzi e Vicente Vieira Faria, faz um breve relato da sua vida acadêmica e profissional.

Este volume apresenta 6 artigos científicos, 1 artigo de revisão e 3 notas científicas. Além desse Obituário, o leitor pode navegar ainda por outros artigos, conforme destaca a editora-chefe da revista, profa. Cristina de Almeida Rocha Barreira: “Importantes contribuições para o conhecimento da biodiversidade brasileira estão presentes em diferentes artigos, como os registros de ocorrência de mamíferos marinhos, Stenella attenuata, Sotalia guianensis, Tursiops truncatus e Trichechus manatus, e ainda do caranguejo Calyptraeotheres garthi. Além de um levantamento de espécies de peixes marinhos capturadas da costa central do Brasil. A relevância destes estudos para a conservação é incontestável, assim, o camurupim (Megalops atlanticus) recebeu destaque em uma importante revisão de estado de conservação, que abordou os principais estudos sobre a espécie nos últimos 20 anos. A atividade pesqueira no Brasil também foi abordada em estudos envolvendo aspectos sobre as artes de captura e do processamento do pescado. A qualidade de água em ambientes estuarinos amazônicos foi abordada e os efeitos da contaminação por compostos organoestânicos em moluscos no Ceará também foram relatados em diferentes estudos”.

Veja aqui a revista: http://periodicos.ufc.br/arquivosdecienciadomar

Criação, edição e revisão: Francisca de Sá Benevides, técnica em Assuntos Educacionais e revisora de textos do Labomar.