UFC receberá 678 bolsas de mestrado e doutorado do Governo do Estado do Ceará em 2020

Data de publicação: 13 de março de 2020. Categoria: Notícias

A Universidade Federal do Ceará receberá, já neste mês de março, 678 bolsas de pesquisa científica do Governo do Estado do Ceará, conforme anunciado na quinta-feira (12) pelo governador Camilo Santana, em cerimônia no Palácio da Abolição. Desse total, 339 benefícios serão destinados a mestrandos e outros 339 a doutorandos, com recursos da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece).

As bolsas de mestrado serão concedidas por até 24 meses, e as de doutorado, por até 48 meses, contados a partir do início do primeiro período letivo no curso. Ao todo, o governo estadual concederá 1.111 bolsas de pesquisa científica, totalizando um investimento de R$ 23,7 milhões.

A distribuição será feita às universidades públicas estaduais e federais no Ceará, a institutos parceiros do governo e a centros de ciência e tecnologia, tais como Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), entre outras instituições de ensino. A UFC receberá 61% do total de bolsas a serem concedidas.

Imagem: Pesquisadores e representantes da administração superior da UFC participaram da cerimônia no Palácio da Abolição (Foto: Divulgação)“O País precisa entender que uma nação só consegue se libertar e diminuir as desigualdades, se investir em ciência e tecnologia”, afirmou o governador Camilo Santana, destacando que, neste ano, houve um aumento de 6% no número de bolsas de mestrado e de 4% no de doutorado em relação ao ano passado.

O reitor da UFC, prof. Cândido Albuquerque, destacou que a parceria da universidade com o Governo do Estado demonstra uma preocupação conjunta com a qualificação de profissionais no Ceará. “É muito significativo que o Governo do Estado tenha tido a sensibilidade de reservar uma importância tão expressiva de valores no oferecimento de bolsas de mestrado e doutorado”, afirma.

“Isso vai refletir muito positivamente nos setores de empreendedorismo, da inovação. Esse é o caminho para colocar o estado do Ceará na linha de frente da produção de novas tecnologias. A UFC fica muito grata por essa sensibilidade do Governo do Estado. Tenho certeza de que os frutos serão colhidos por toda a sociedade”, complementa Albuquerque.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366.7331.