Virtualmente, UFC e UniSalento assinaram hoje (25) Acordo de Cooperação Internacional
Data da publicação: 25 de junho de 2021 Categoria: NotíciasRepresentantes da Universidade Federal do Ceará e da Universidade de Salento (UniSalento) da Itália reuniram-se na manhã desta sexta-feira (25), às 11h, para assinar, virtualmente, o Acordo de Cooperação Internacional.
A UniSalento é uma instituição de ensino superior localizada na cidade de Lecce, no sul da Itália, e possui a mesma idade da UFC (as duas foram implantadas em 1955). Está entre as melhores universidades do mundo, de acordo com o ranking Times Higher Education. Desde 2005, é uma das instituições líderes do Centro Euro-Mediterrâneo para Mudanças Climáticas (CMCC).
Neste momento, concluiu-se um processo de cooperação há muito esperado entre a UFC e UniSalento, o qual ficará marcado como o primeiro grande passo para as futuras relações entre professores, estudantes e técnicos das duas universidades, compartilhando, assim, conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais.
Estiveram presentes os reitores das duas universidades, prof. José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque (UFC) e prof. Fabio Pollice (UniSalento); a vice-reitora de Asuntos Internacioales da UniSalento, profa. Rosita D’Amora; o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (Prointer) da UFC, prof. Augusto Teixeira de Albuquerque; o coordenador de Convênios Internacionais da Prointer, prof. Rodrigo Rego; o diretor do Dipartimento di Scienze e Tecnologie Biologiche ed Ambientali da UniSalento, prof. Ludovico Valli; a diretora do Labomar/UFC, profa. Maria Ozilea Bezerra Menezes; o professor associado da Università del Salento e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais do Labomar/UFC, Sergio Rossi; e o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais (PPGCMT), prof. Luis Ernesto Arruda Bezerra.
Segundo o prof. Luis Ernesto, a parceria será importante para estudantes e professores do PPGCMT e também fundamental para aprofundar os estudos sobre os oceanos para que se possa entendê-los e preservá-los neste momento, devido à Década dos Oceanos (2021-2030), declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Para ilustrar esta celebração, as boas-vindas da diretora do Labomar, profa. Maria Ozilea Bezerra Menezes, nas duas línguas dos países acordantes:
“Sejam todos muito bem-vindos!
Seja bem-vinda a Universidade de Salento!
É um prazer para nós recebê-los na Universidade Federal do Ceará e no Labomar. Saudamos as futuras relações com os novos estudantes, docentes, pesquisadores e corpo técnico da Universidade de Salento, que estarão doravante partilhando conosco conhecimento, da ciência, da tecnologia, do bem-estar social, econômico, ambiental e da cultura da paz. A renovação de talentos e ideias é vital, e a “Academia” encontra-se de braços abertos para acolher e integrar, na expectativa de que juntos continuaremos a construir universidades ímpares no panorama nacional e internacional. A disrupção da normalidade causada pela pandemia da covid-19 nos exige resiliência para sabermos sair desse momento mais fortes. Temos que trazer esperança para os jovens estudantes, para uma geração inteira de jovens que viram, de alguma forma, o seu percurso acadêmico perturbado pelas incertezas. Mesmo achando que nós iremos ter tempos desafiadores no pós-pandemia, acreditamos igualmente que haverá esperança num mundo recuperado e renovado pela Humanidade, alicerçado no crescimento inteligente, sustentável e inclusivo. As universidades, por natureza, são as fiéis depositárias e transmissoras do conhecimento que promoverá essa regeneração. Esta será uma parceria de sucesso, e desejamos que a UFC e a UniSalento possam continuar a desenvolver projetos na área da ciência, tecnologia e cultura, contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e da Itália.
Seja bem-vinda UniSalento! Seja bem-vinda a nossa casa! Seja bem-vinda à UFC! Seja bem-vinda ao Labomar!”
Benvenuti a tutti! Benvenuti Università del Salento!
È un piacere darvi il benvenuto all’Universitá Federale di Ceara e Labomar. Accogliamo con favore le future relazioni con i nuovi studenti, professori, ricercatori e personale tecnico dell’Università del Salento, che d’ora in poi condivideranno con noi conoscenze di scienza, tecnologia, benessere sociale, economico, ambientale e cultura della pacez. Il rinnovamento dei talenti e delle idee è vitale, e l’Accademia ha le braccia aperte per accoglierlo e integrarlo, nella speranza che insieme potremo continuare a costruire università uniche nel panorama nazionale internazionale. L’interruzione della normalità causata dalla pandemia di covid 19 richiede resilienza per sapere come uscire da questo momento più forti. Dobbiamo dare speranza ai giovani studenti, a un’intera generazione di giovani che hanno visto in qualche modo il loro percorso accademico turbato da incertezze. Anche se avremo tempi difficili nel post pandemia, credo che ci sarà speranza in un mondo recuperato e rinnovato dall’umanità, basato su una crescita intelligente, sostenibile e inclusiva. Le Università, per loro natura, sono le fedeli depositarie e trasmittenti delle conoscenze che favoriranno questa rigenerazione. Questa sarà una partnership di successo e spero che UFC e Unisalento possano continuare a sviluppare progetti nell’area della scienza, della tecnologia e della cultura, contribuendo allo sviluppo del Brasile e dell’Italia.
Benvenuti Università del Salento! Benvenuto a casa nostra! Benvenuto alla UFC! Benvenuto alla Labomar!
O reitor da UFC, Cândido Albuquerque, também saudou esse acordo: “estou muito feliz em estar aqui com o reitor da Universidade de Salento, Fabio Pollice […] e com todos vocês. É muito bom para nós, da UFC, trabalharmos em conjunto buscando novas fronteiras, novos conhecimentos com uma universidade de prestígio, como é a Universidade de Salento. Reconhecemos a capacidade dos pesquisadores e dos laboratórios que são capazes de produzir conhecimento, e aqui também, nós aqui, na UFC, temos bons laboratórios e profissionais. Tenho certeza que a junção dessas duas universidades trará para a academia novos conhecimentos, vejo com um momento muito importante para a nossa universidade. Hoje o mundo está dividido em dois grandes grupos: o grupo dos países que produzem novos conhecimentos e novas tecnologias e o grupo dos países que importam tecnologia, e nós queremos estar ao lado daqueles que [estão] produzindo tecnologia, que estão permitindo a humanidade avançar, melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas, diminuir as desigualdades, isso só se fará através da ciência, através do conhecimento”.
E, por último, Sergio Rossi destacou suas expectativas em relação ao acordo: “comencé a colaborar con la UFC (Dept. de Geografñia) en 2012. Desde el minuto uno, desde el principio, me sentí plenamente acogido por los profesores, investigadores y alumnos de la Universidad. Este convenio ha de servir para unir expectativas científicas, intercambiar conocimiento, expandir fronteras técnicas y protocolos, crear competencias comunes de educación con cursos convalidados por ambas universidades. Sin embargo, lo que creo más importante es la posibilidad de encuentro entre culturas, la amistad entre personas, la exploración de modelos sociales diferentes. Eso es lo que nos enriquece, lo primero se da por supuesto. Siempre me encontré a gusto en Brasil, como lo estoy en Italia. Es posible que este tipo de intercambios nos hagan ver las cosas de una forma diferente, más diversa y tolerante. Herramientas que necesitamos para crear un mundo mejor ante los desafíos que nos esperan. Y es un intercambio peculiar: dos universidades en zonas desfavorecidas de ambos países que demuestran que el progreso rompe barreras y nos permite equipararnos y crecer como los lugares más desarrollados“.
Fonte: diretora do Labomar, profa. Maria Ozilea Bezerra Menezes.