XXXI Semana Nacional de Oceanografia – SNO Ceará

Data de publicação: 26 de julho de 2019. Categoria: Notícias

No próximo dia 29 de julho, teremos início a XXXI Semana Nacional de Oceanografia, que ocorre até o dia 3 de agosto no campus do Pici UFC. A XXXI SNO está sendo toda organizada pelos nossos alunos, sendo a primeira vez realizada no Ceará. A programação da SNO está recheada de minicursos, palestras e muitas atividades culturais. Só temos a desejar boas-vindas aos oceanógrafos de todo Brasil e uma ótima festa a todos!

Abaixo um pouco mais sobre a logo e o tema do evento:

A ideia da logo gira em torno das formações do Cretáceo na região do Cariri, as quais contêm o maior conteúdo fossilífero dessa época no mundo e também o primeiro lago de água doce e o segundo marinho. Assim, buscamos evidenciar que “o mar vai ao sertão”, destacando o fóssil do peixe Cladocyclus encontrado nessa região. “O fóssil de um dos maiores peixes predadores dos antigos ambientes (Cladocyclus gardneri), que tanto podia viver em água salgada como doce”. A região do Cariri, no extremo sul do Ceará, possui uma riqueza quanto à diversidade de fósseis, o que traz um testemunho da deriva continental – com o encontro da América do Sul e África (Araripe – Gabão). Nela, a presença da formação Romualdo marca a última invasão do mar, deixando uma coleção de peixes na região.