Comissão Própria de Avaliação Institucional da UFC
De acordo com o disposto no art. 11 da Lei nº 10.861/04, cada instituição deve constituir uma Comissão Própria de Avaliação (CPA) com as funções de coordenar e articular o seu processo interno de avaliação e disponibilizar informações.
Quem compõe a CPA?
A CPA da UFC é composta por 63 membros, sendo 51 membros das 17 Comissões Setoriais de Avaliação (CSA) e 12 membros da CPA Central. A CPA Central é designada via portaria, sendo composta por 3 professores do quadro efetivo da UFC, 3 representantes dos servidores técnico-administrativos, 3 estudantes de graduação e 3 membros da sociedade civil.
As CSAs também são designadas via portaria pelos diretores das Unidades Acadêmicas, sendo compostas por 3 membros: um docente, que preside a comissão, um servidor do corpo técnico-administrativo e um representante discente. O Labomar possui a própria CSA, designada pela Portaria nº 3/2021/LAB/SECADM/Labomar/Reitoria.
O que é autoavaliação institucional?
É um processo contínuo por meio do qual uma instituição constrói conhecimento sobre sua própria realidade, buscando compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social.
O que se faz nesse processo e quais os objetivos?
1. Sistematização de informações e análise coletiva dos significados de suas realizações;
2. Identificação de pontos fracos, bem como de pontos fortes e potencialidades;
3. Estabelecimento de estratégias de superação de problemas.
Essencialmente, esse processo tem como objetivo a melhoria da qualidade da instituição, bem como a identificação das causas dos problemas e das deficiências, o aumenta da consciência pedagógica e capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo, o fortalecimento das relações de cooperação entre os diversos atores institucionais e a prestação de contas à sociedade.
Quem participa?
Atualmente, estudantes das graduações presenciais e docentes do quadro permanente. O processo é semestral.
O que faz o estudante:
1. Avalia o docente de cada disciplina em que está matriculado;
2. Faz uma autoavaliação em cada uma dessas disciplinas;
3. Avalia a Coordenação de curso;
4. Avalia os aspectos da infraestrutura de curso e da IES;
O que faz o docente:
1. Avalia o estudante em suas disciplinas;
2. Avalia os aspectos da infraestrutura de curso e da IES;
3. Faz também uma autoavaliação.
O que se faz com os resultados desse processo?
1. Elaboração de relatório: o relatório final de avaliação interna deve expressar o resultado do processo de discussão, análise e interpretação dos dados advindos, principalmente do processo de autoavaliação. Os destinatários do relatório são os membros da comunidade acadêmica, os avaliadores externos e a sociedade. É desejável que o relatório apresente sugestões para ações de natureza administrativa, política, pedagógica e técnico-científica a serem implementadas → Planos de Melhoria.
2. Divulgação: apresentação pública e discussão dos resultados, bem como de ações concretas oriundas dos resultados do processo avaliativo.
3. Balanço crítico: reflexão sobre o processo e análise das estratégias, das dificuldades e dos avanços apresentados.
Membros da Comissão Setorial de Avaliação do Labomar
Representantes do corpo docente:
- Carlos Eduardo Peres Teixeira – presidente
- Rodrigo Maggioni – suplente
Representantes do corpo técnico-administrativo:
- Abraão Ferreira Monteiro Andrade – titular
Representantes do corpo discente:
- Wanda Letícia Xavier Siqueira – titular
- Rebeca Crisóstomo Melo – suplente