Comissão Própria de Avaliação Institucional da UFC

De acordo com o disposto no art. 11 da Lei nº 10.861/04, cada instituição deve constituir uma Comissão Própria de Avaliação (CPA) com as funções de coordenar e articular o seu processo interno de avaliação e disponibilizar informações.

Quem compõe a CPA?

A CPA da UFC é composta por 63 membros, sendo 51 membros das 17 Comissões Setoriais de Avaliação (CSA) e 12 membros da CPA Central.  A CPA Central é designada via portaria, sendo composta por 3 professores do quadro efetivo da UFC, 3 representantes dos servidores técnico-administrativos, 3 estudantes de graduação e 3 membros da sociedade civil.

As CSAs também são designadas via portaria pelos diretores das Unidades Acadêmicas, sendo compostas por 3 membros: um docente, que preside a comissão, um servidor do corpo técnico-administrativo e um representante discente. O Labomar possui a própria CSA, designada pela Portaria nº 3/2021/LAB/SECADM/Labomar/Reitoria.

O que é autoavaliação institucional?

É um processo contínuo por meio do qual uma instituição constrói conhecimento sobre sua própria realidade, buscando compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social.

O que se faz nesse processo e quais os objetivos?

1. Sistematização de informações e análise coletiva dos significados de suas realizações;

2. Identificação de pontos fracos, bem como de pontos fortes e potencialidades;

3. Estabelecimento de estratégias de superação de problemas.

Essencialmente, esse processo tem como objetivo a melhoria da qualidade da instituição, bem como a identificação das causas dos problemas e das deficiências, o aumenta da consciência pedagógica e capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo, o fortalecimento das relações de cooperação entre os diversos atores institucionais e a prestação de contas à sociedade.

Quem participa?

Atualmente, estudantes das graduações presenciais e docentes do quadro permanente. O processo é semestral.

O que faz o estudante:

1. Avalia o docente de cada disciplina em que está matriculado;

2. Faz uma autoavaliação em cada uma dessas disciplinas;

3. Avalia a Coordenação de curso;

4. Avalia os aspectos da infraestrutura de curso e da IES;

O que faz o docente:

1. Avalia o estudante em suas disciplinas;

2. Avalia os aspectos da infraestrutura de curso e da IES;

3. Faz também uma autoavaliação.

O que se faz com os resultados desse processo?

1. Elaboração de relatório: o relatório final de avaliação interna deve expressar o resultado do processo de discussão, análise e interpretação dos dados advindos, principalmente do processo de autoavaliação. Os destinatários do relatório são os membros da comunidade acadêmica, os avaliadores externos e a sociedade. É desejável que o relatório apresente sugestões para ações de natureza administrativa, política, pedagógica e técnico-científica a serem implementadas → Planos de Melhoria.

2. Divulgação: apresentação pública e discussão dos resultados, bem como de ações concretas oriundas dos resultados do processo avaliativo.

3. Balanço crítico: reflexão sobre o processo e análise das estratégias, das dificuldades e dos avanços apresentados.

Membros da Comissão Setorial de Avaliação do Labomar

Representantes do corpo docente:

• Carlos Eduardo Peres Teixeira – presidente
  • Rodrigo Maggioni suplente

Representantes do corpo técnico-administrativo:

• Abraão Ferreira Monteiro Andrade – titular

Representantes do corpo discente:

• Wanda Letícia Xavier Siqueira – titular
  • Rebeca Crisóstomo Melo – suplente