Publicado esta semana o volume 55, número 1, da revista Arquivos de Ciências do Mar

Data de publicação: 24 de agosto de 2022. Categoria: Notícias

O Instituto de Ciências do Mar (Labomar) apresenta o volume 55, número 1, dos Arquivos de Ciências do Mar (ACMar).

Ainda sob os reflexos da pandemia de covid-19, aos poucos o retorno às atividades cotidianas, pessoais e profissionais tem acontecido de forma cada vez mais tranquila. E nesse contexto, esta edição traz, entre os 7 artigos científicos originais, 2 artigos de revisão e 3 notas científicas, um estudo no qual os autores apontam aspectos para uma importante reflexão: “o período de isolamento social, consequência da pandemia de covid-19, influenciou o ambiente e a vida marinha?”. O artigo aborda de forma abrangente a questão e aponta os efeitos da pandemia em uma percepção multissetorial e transversal.

Este volume também traz contribuições importantes para o conhecimento sobre os parasitas em peixes de grande porte; a importância da atividade pesqueira para a economia; os estudos sobre o valor nutricional de organismos marinhos para o consumo humano; a tolerância a variações de salinidade pelo bivalve limnícola Cyanocyclas brasiliana; a ocorrência ampliada de pequenos crustáceos; as coleções biológicas como repositórios de dados ecológicos, apresentando a riqueza do acervo das coleções de Porifera, Cnidaria, Bryozoa e Echinodermata do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Ceará; e, finalmente, as informações importantes sobre a ocorrência de tartarugas marinhas encalhadas na costa de Fortaleza e as implicações para a conservação dessas espécies.

Leia aqui a revista na íntegra.

Fonte: Editorial da revista Arquivos de Ciências do Mar.