Alunos de Ciências Ambientais participam da criação da APA Berçários da Vida Marinha

Data de publicação: 15 de março de 2022. Categoria: Notícias

Em 1° de março de 2022, o governador Camilo Santana assinou o decreto de criação da Área de Proteção Ambiental (APA) Berçários da Vida Marinha, localizada em Icapuí, litoral leste do estado. A APA está localizada entre as APAs municipais da Praia de Ponta Grossa e do Manguezal da Barra Grande (ambas geridas pela Prefeitura de Icapuí), integrando um corredor ecológico costeiro e marinho e promovendo uma gestão integrada dessas áreas protegidas. A nova APA é a 34ª unidade de conservação estadual.

O processo de criação da APA teve participação ativa de alunos do curso de Ciências Ambientais da UFC. Essa contribuição ocorreu por meio do aproveitamento de uma atividade prática desenvolvida pelos alunos da disciplina de Análise e Planejamento Ambiental, ministrada pelo prof. Marcelo de Oliveira Soares no ano passado. Nessa atividade, os discentes elaboraram um estudo de criação/diagnóstico ambiental da APA (posteriormente batizada de APA Berçários da Vida Marinha), que passou por uma criteriosa revisão da equipe do Programa Cientista-Chefe em Meio Ambiente (Funcap/Sema/Semace), ainda em 2021.

O estudante de Ciências Ambientais da UFC possui 45% da carga horária das componentes curriculares composta de atividades práticas, ou seja, os alunos passam por experiências além da convencional sala de aula, vivenciando atividades de campo e de laboratório que permitem contribuir para a conservação ambiental e resolução de problemas decorrentes das atividades antrópicas. O referido exemplo mostra uma ação de ensino que reverberou diretamente para a criação de uma política pública.

Fonte: prof. Michael Barbosa Viana, coordenador do curso de Ciências Ambientais do Labomar/UFC.